Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Por suspeita de omissão em delito, Padre Airton Freire é suspenso das atividades religiosas

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Uma mulher denunciou que foi abusada pelo motorista do padre no último dia 5, quando deu uma entrevista a um programa jornalístico veiculado no YouTube

31/05/2023
    Compartilhe:

Uma mulher denunciou que foi abusada pelo motorista do padre no último dia 5, quando deu uma entrevista a um programa jornalístico veiculado no YouTube

Foto: Arquivo pessoal

O Padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, foi afastado de suas atividades religiosas após uma mulher ter afirmado que foi abusada sexualmente pelo motorista dele. O padre, de acordo com a suposta vítima, presenciou o crime, mas nem fez nada para impedir o abuso nem o denunciou posteriormente.

A mulher veio a público com o caso no último dia 5, quando deu uma entrevista a um programa jornalístico veiculado no YouTube.

Com a repercussão do caso, a Diocese de Pesqueira publicou um decreto nesta terça-feira, 30, determinando a suspensão do “Uso de Ordem” do padre.

Sendo assim, o clérigo está proibido de presidir ou administrar publicamente qualquer sacramento ou sacramental. Se desejar, pode celebrar a eucaristia, mas apenas em privado, com exclusiva participação de no máximo três fiéis.

No decreto é dito que a suspensão do Padre Airton de suas atividades se deu por conta “das denúncias graves feitas pela Senhora Silvia Tavares, e de possível cometimento de delitos tipificados pelo ordenamento da Igreja em seu desfavor” pelo religioso.

Na publicação é dito ainda que a ação é “para o bem da igreja” assim como para "prevenir escândalos e garantir o curso da justiça”.

A Diocese de Pesqueira afirmou também que foram consideradas "advertências anteriores”, mas não detalhou quais situações seriam estas.

Numa carta escrita à mão divulgada, o padre afirmou que as acusações não procedem, que as denúncias são distantes da própria forma como vive “de servir a Deus e aos pobres mais pobres ao longo da vida”.

O padre afirmou também que está tranquilo e finaliza a carta afirmando “creiam em mim, confiem em Deus. Juntos estaremos até a vitória final”.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook