O laudo pericial deve ser finalizado em 30 dias

Foto: Reprodução/G1
A Polícia Civil de Pernambuco começou a ouvir testemunhas sobre o desabamento do telhado do Santuário do Morro da Conceição, em Casa Amarela, Zona Norte do Recife. O desastre aconteceu na última sexta-feira (30), deixando duas pessoas mortas e 28 feridas.
As investigações estão sendo coordenadas pela Delegacia do Vasco da Gama, e o laudo pericial deve ser finalizado em 30 dias - no entanto, pode ser prorrogado por mais 30.
A Polícia Científica já retirou do local materiais como parafusos partidos e outros objetos que devem passar por perícia. Um dos peritos presentes no Santuário falou que os parafusos rompidos ao meio sustentavam a estrutura metálica em que as placas solares estavam instaladas.
Prefeitura do Recife
Após a conclusão da montagem da estrutura provisória para realização de missas e eventos no Santuário, que está às vésperas da celebração da 120º Festa do Morro, a Prefeitura do Recife fez o escoramento da área localizada em frente à entrada principal.
O objetivo é reforçar a segurança para que o maquinário consiga entrar e retirar os entulhos.
Vítimas
No sábado (31), Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54, foram enterrados no Cemitério de Casa Amarela.
Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), cinco pessoas que ficaram feridas no acidente permanecem internadas. Duas delas, um homem, de 80 anos, e uma mulher, de 43, estão no Hospital Getúlio Vargas. Outra mulher, de 49 anos, segue sob cuidados no Memorial Jaboatão; e mais duas mulheres, de 51 e 66 anos, foram transferidas do Hospital da Restauração para o Hospital de Santo Amaro, no Centro do Recife.
Papa Francisco
No domingo (1º), durante o angelus dominical, na Praça São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco rezou pelas vítimas do desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
“Rezo pelas vítimas do acidente ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Recife, no Brasil. Que o Senhor ressuscitado conforte os feridos e as suas famílias”, disse o pontífice.
Sun Brasil
Cerca de 130 placas solares foram instaladas pela empresa Sun Brasil sobre o teto do Santuário - uma das hipóteses cogitadas como causa do acidente.
A Sun Brasil, empresa responsável pela instalação dos painéis, disse estar "atuando para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente". E reiterou que o Santuário possuía Laudo Estrutural Autorizativo para realização da obra. Além disso, segundo a Sun Brasil "a meteorologia informou sobre a força excessiva dos ventos" na sexta-feira (30), data da tragédia.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Homem acusado de agredir esposa na frente dos filhos é preso em Camaragibe, na RMR
Suspeito alegou que tentou se defender por ter sido agredido
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Adolescente autista é agredida dentro de escola em Goiana; mãe denuncia omissão da direção
Caso ocorreu no Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo; menina de...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Mulher é presa em flagrante por matar o marido a facadas em Bodocó
A mulher buscou ajuda após golpear o marido, mas ele não resistiu e morreu...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Corpo em estado de decomposição é encontrado em mata de Carpina
O cadáver, do sexo feminino, foi encontrado no último domingo (6)
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Dono de bar é morto após negar vender bebida alcoólica para vizinho
Segundo testemunhas, o suspeito chegou ao estabelecimento visivelmente...
- Por REDAÇÃO
- 07/04/2025
Polícia Federal prende homem que armazenava pornografia infantil no celular em Serra Talhada
A prisão aconteceu na última sexta-feira (4)