Pesquisa da Simplex aponta que Lula e Marília Arraes tem a preferência dos pernambucanos para vagas da Presidência e Senado
Segundo o estudo, Lula dispara na frente do presidente Bolsonaro, com 55,30% dos votos totais, e a deputada federal Marília Arraes aparece com 14,02% das intenções
Foto: Reprodução/ViaRobertaJungmann
Uma pesquisa da empresa Simplex mediu a intenção de voto na corrida presidencial e para o senado no estado de Pernambuco. Segundo o estudo, Lula dispara na frente do presidente Bolsonaro, com 55,30% dos votos totais. Bolsonaro mostra 20,22%. Na amostragem dos votos válidos, o petista tem 68,03% e o atual presidente tem 24,88%. Enquanto a polarização protagoniza os dados, a Terceira Via fica atrás com baixo destaque nas intenções pernambucanas.
O nordestino Ciro Gomes ainda é o melhor colocado, segundo a Simplex. PDTista detém 2,55% dos votos totais e 3,13% dos votos válidos. Outro nome que aparece no levantamento é o do ex-juiz Sérgio Moro, que movimenta 1,84% dos votos totais ou 2,25% em votos válidos. Cerca de 6,7% dos pernambucanos não souberam responder a pesquisa, enquanto 12,4% pensam em apertar o branco em outubro.
O PT também registrou liderança na corrida para uma das três cadeiras no senado. A deputada federal Marília Arraes conta com 14,02% das intenções, ainda na pesquisa Simplex. Atrás da deputada estão ainda: Armando Monteiro (PSDB): 7,53%; Anderson Ferreira (PL): 6,25%; Gilson Machado: 2,85%; Daniel Coelho (Cidadania): 2,76%. Mesmo encabeçando esse estudo, Arraes pode não chegar nem perto da disputa como candidata oficial pelo PT ao senado, segundo a coluna de Jamildo Melo, no Jornal do Commercio. A explicação seria o desejo de Lula por um governo estadual petista, o que geraria ao PSB a vaga de senado na disputa, como um acordo.
Com isso, Marília Arraes seria deixada de lado para as eleições de senado e o deputado Carlos Veras assumiria a vaga, e por enquanto ele registra 1% das intenções de voto. Uma movimentação possível, segundo a coluna, seria Arraes deixar o PT e tentar o pleito pelo PSOL.
Confira mais informações na matéria do repórter Emerson Saboia, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Em segundo turno, Alepe aprova política estadual de acesso a medicamentos à base de Cannabis
O texto havia sido aprovado por unanimidade, em primeiro turno, no dia 4 de...
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Em meio a atrasos nos pagamentos de servidores, vereadores de Timbaúba reajustam salário do prefeito
Projeto de Resolução passará por segunda votação no dia 19 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Prefeito eleito de Bom Conselho sofre atentado e seu primo é atingido por tiro no pescoço
Vítima sobreviveu e precisou ser socorrida para hospital
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Lula parabeniza Trump pela vitória nas presidenciais norte-americanas
Presidente brasileiro desejou sorte e sucesso ao futuro governante dos EUA
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
Priscila Krause defende discussão sobre a PEC da Segurança Pública em reunião com Lula
A governadora em exercício de Pernambuco participou do encontro com outros...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
TSE valida candidatura de Lula Cabral para prefeito do Cabo de Santo Agostinho
A decisão foi dada pelo ministro Nunes Marques