Pesquisa da Simplex aponta que Lula e Marília Arraes tem a preferência dos pernambucanos para vagas da Presidência e Senado
Segundo o estudo, Lula dispara na frente do presidente Bolsonaro, com 55,30% dos votos totais, e a deputada federal Marília Arraes aparece com 14,02% das intenções
Foto: Reprodução/ViaRobertaJungmann
Uma pesquisa da empresa Simplex mediu a intenção de voto na corrida presidencial e para o senado no estado de Pernambuco. Segundo o estudo, Lula dispara na frente do presidente Bolsonaro, com 55,30% dos votos totais. Bolsonaro mostra 20,22%. Na amostragem dos votos válidos, o petista tem 68,03% e o atual presidente tem 24,88%. Enquanto a polarização protagoniza os dados, a Terceira Via fica atrás com baixo destaque nas intenções pernambucanas.
O nordestino Ciro Gomes ainda é o melhor colocado, segundo a Simplex. PDTista detém 2,55% dos votos totais e 3,13% dos votos válidos. Outro nome que aparece no levantamento é o do ex-juiz Sérgio Moro, que movimenta 1,84% dos votos totais ou 2,25% em votos válidos. Cerca de 6,7% dos pernambucanos não souberam responder a pesquisa, enquanto 12,4% pensam em apertar o branco em outubro.
O PT também registrou liderança na corrida para uma das três cadeiras no senado. A deputada federal Marília Arraes conta com 14,02% das intenções, ainda na pesquisa Simplex. Atrás da deputada estão ainda: Armando Monteiro (PSDB): 7,53%; Anderson Ferreira (PL): 6,25%; Gilson Machado: 2,85%; Daniel Coelho (Cidadania): 2,76%. Mesmo encabeçando esse estudo, Arraes pode não chegar nem perto da disputa como candidata oficial pelo PT ao senado, segundo a coluna de Jamildo Melo, no Jornal do Commercio. A explicação seria o desejo de Lula por um governo estadual petista, o que geraria ao PSB a vaga de senado na disputa, como um acordo.
Com isso, Marília Arraes seria deixada de lado para as eleições de senado e o deputado Carlos Veras assumiria a vaga, e por enquanto ele registra 1% das intenções de voto. Uma movimentação possível, segundo a coluna, seria Arraes deixar o PT e tentar o pleito pelo PSOL.
Confira mais informações na matéria do repórter Emerson Saboia, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...