A SDS também apontou que houve uma diminuição de 34% no número de homicídios no Recife
Foto: Américo Nunes/Vice-governadoria
De acordo com a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, houve uma redução de 11,6% no indicador de Mortes Violentas Intencionais (MVI), quanto ao último mês de maio, dentro da série histórica iniciada em 2004. No total, foram 266 MVIs em todo o estado. A SDS também apontou que houve uma diminuição de 34% no número de homicídios no Recife, comparando maio de 2024 com os últimos cinco anos. A capital pernambucana registrou 33 MVIs.
O governo estadual também afirmou que houve uma redução de 11% nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) entre janeiro e maio deste ano, se comparado com o mesmo período de 2023.
A governadora Raquel Lyra ressalta que a redução nos índices de criminalidade em Pernambuco é uma prioridade da sua gestão.
“Nós temos trabalhado muito para garantir a redução da criminalidade no nosso Estado, com prioridade absoluta na preservação das vidas. Todas as forças policiais têm colaborado de maneira direta para alcançar esses resultados. E reafirmamos o nosso compromisso para continuar investindo na segurança pública, na inteligência policial e em novos profissionais da área para devolver a Pernambuco a paz que sonhamos. Vamos nos manter em alerta com a Operação São João para que as pessoas possam brincar com tranquilidade”, declarou.
O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, explicou como tem sido realizado o trabalho das forças operativas para chegar a esses resultados.
“Intensificamos as operações de repressão qualificada, que são aquelas que buscam identificar quais são os grupos criminosos que estão agindo em uma determinada região e a sua cadeia de liderança, além de outras operações. Então são ações como essas, por parte da Polícia Civil, e o ajuste do policiamento preventivo pela Polícia Militar que vêm possibilitando semanas sucessivas de redução nos números de homicídios e que levaram o Estado a fazer do mês de maio de 2024 o melhor dos últimos 20 anos”, explicou.
Ouça a nota do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...