Pernambuco é escolhido para sediar conferência internacional sobre mudanças climáticas
CBA19 será entre os dias 12 e 16 de maio

Foto: Arquivo/TV Globo
Pernambuco vai receber, entre 12 e 16 de maio, a 19ª edição da Conferência Internacional sobre Adaptação Comunitária às Mudanças Climáticas (CBA). O fórum global será realizado pela primeira vez na América Latina, e tem o objetivo de que governos, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, fundações e doadores compartilhem as melhores práticas e inovações em adaptação climática a nível comunitário. 300 participantes de todas as partes do planeta são aguardados.
A CBA19 acontece em preparação para 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, no mês de novembro. O evento será organizado pelo International Institute for Environment and Development (IIED), em parceria com o Governo de Pernambuco e o Instituto Clima e Sociedade (ICS).
A Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE) e a Secretaria da Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais (Saespri) serão responsáveis pelo apoio logístico e articulação local da iniciativa.
De acordo com o Governo de Pernambuco, a realização da conferência em Pernambuco é resultado da articulação feita pela SEMAS durante a London Climate Action Week, em junho de 2024, onde o estado foi o único do Brasil a apresentar as políticas públicas desenvolvidas para alcançar as metas climáticas estabelecidas pelo Acordo de Paris.
“Há uma sinergia profunda entre os objetivos da CBA e as políticas ambientais do Governo de Pernambuco, pois temos a justiça socioambiental como principal diretriz de atuação. A CBA é uma conferência de grande relevância internacional que aborda o impacto das mudanças climáticas nas comunidades e nos territórios. Tê-la em nosso estado é um reconhecimento de que estamos no caminho certo”, comemora Ana Luiza, secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE).
As sessões da CBA19 vão funcionar a partir de três temas: adaptação liderada localmente, que discutirá como passar dos princípios à prática em larga escala; adaptação de base comunitária, com foco no contexto urbano; e natureza e adaptação, que destaca o conhecimento das práticas locais e indígenas.
As organizações sociais interessadas em participar da conferência podem submeter propostas para compor as sessões da CBA19 até o dia 17 de fevereiro, no site da IIED. As proposições precisam estar ligadas à questão central do evento: “Como podemos obter uma adaptação justa e equitativa?”. Além das sessões e palestras, a programação contará com eventos externos e visitas a comunidades locais.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Projeto oferece solução sustentável para lodo tóxico do jeans no polo têxtil de Pernambuco
O objetivo é transformar os resíduos em cápsulas que podem ser utilizadas...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
MPF arquiva investigação sobre relação entre Porto de Suape e ataques de tubarões em Pernambuco
Procuradora afirma que não há comprovação de que o complexo portuário...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem de Jatobá e Petrolina
As prefeituras dos municípios devem solicitar recursos federais para a...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Prefeitura do Recife realiza mutirão de plantio no Ibura para incentivar agroecologia
Milho será colhido durante o São João; ação fortalece horta comunitária...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do Brasil
Total de 5 milhões de imóveis geram eletricidade fotovoltaica própria