Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Policial

Operação em prisões do país tira 4,7 mil celulares do crime organizado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Em um ano, foram apreendidos 348 materiais como facas e tesouras

31/07/2024
    Compartilhe:

Em um ano, foram apreendidos 348 materiais como facas e tesouras

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A quinta fase da Operação Mute, realizada em todos os presídios e penitenciárias do Brasil, resultou na apreensão de 4.757 celulares utilizados para comunicação ilícita dentro dos presídios. Coordenada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça, a operação ocorreu simultaneamente em todo o país e mobilizou 3.463 policiais penais, que inspecionaram mais de 3 mil celas, abrangendo uma população carcerária de mais de 300 mil pessoas.

Além dos celulares, a operação também confiscou 348 materiais perfurocortantes, como facas e tesouras, mil carregadores, 397 chips, 314 fones de ouvido, 29 roteadores, 19 pen drives, quatro artefatos explosivos e três armas de fogo.

As revistas em pavilhões e celas tiveram como objetivo principal a retirada de aparelhos celulares, ferramentas essenciais para o crime organizado, que facilitam a perpetuação de delitos e a escalada da violência nas ruas. O uso clandestino desses dispositivos configura um grave problema nacional, com impactos significativos nas esferas social, psicológica e econômica. Para enfrentar esse desafio, a diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) implementará novas rotinas e procedimentos nos estabelecimentos penais e colaborará com outras forças para combater as comunicações proibidas dentro do sistema prisional.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook