Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

MPT convoca municípios do Sertão do Araripe para monitorar adoecimentos no Polo Gesseiro


Por: REDAÇÃO Portal

O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

31/10/2024
    Compartilhe:

O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Foto: Divulgação

O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e das secretarias de saúde de Ouricuri, Araripina, Trindade e Ipubi, no Sertão do Araripe, para traçar estratégias sobre como aperfeiçoar o registro e compartilhamento de informações quanto a doenças fruto do trabalho no Polo Gesseiro.

O encontro foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), representada pelo pesquisador Breno Caldas de Araújo, que alerta sobre a alta de casos de doença respiratória em dez municípios da região, em comparação a outras partes do estado. 

Desde 2015, o MPT em Pernambuco acompanha as condições de trabalho no Sertão do Araripe por meio do Grupo de Trabalho do Gesso. O órgão ministerial acredita já ter beneficiado mais de 5 mil trabalhadores.  Cerca de R$ 800 mil em indenizações coletivas foram coletados e destinados a ações transformadoras junto a entidades que prestam serviços à sociedade.

De acordo com a procuradora do Trabalho e coordenadora regional de Defesa do Meio Ambiente, do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Pernambuco (Codemat), Adriana Gondim, o contato com as secretarias de saúde fortalece as ações para notificação e investigação de casos de adoecimento relacionados ao trabalho.

“O desenvolvimento de políticas de prevenção ocupacional também deve ser uma prioridade dos municípios. No entanto, para que sejam desenvolvidas de forma estratégica e eficiente, é necessário um mapeamento dos riscos e doenças prevalentes nos perfis produtivos”, afirmou.

A audiência também contou com a presença de representantes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), a qual apresentou ações voltadas à criação de protocolos de atendimento integral à saúde dos trabalhadores do setor. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook