Morre, aos 63 anos, o deputado estadual José Patriota
A informação foi confirmada pela família do deputado, que tratava um câncer desde 2018
Foto: Roberto Soares/Alepe
Morreu, na manhã desta terça-feira (17), o deputado estadual José Patriota (PSB). A informação foi confirmada pela família do deputado, que estava internado, no Recife, em tratamento contra um câncer, diagnosticado em 2018.
José Patriota é natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, mas fez carreira política em Afogados da Ingazeira, por onde exerceu o mandato de prefeito por duas vezes.
No Recife, o corpo do deputado estadual José Patriota será velado no prédio da Alepe, das 10h às 13h, de onde segue para Afogados da Ingazeira. À noite, o velório ocorrerá no Centro Desportivo Municipal.
Carreira Política
José Patriota (PSB) tinha mais de 40 anos de atuação profissional, com ampla experiência na militância e gestão pública. Ele foi vereador, vice-prefeito e prefeito - em duas ocasiões - de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú. Para o último mandato, inclusive, atingiu 83% dos votos válidos.
Na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), José Patriota foi conduzido ao cargo de presidente por seis vezes consecutivas (2013 - 2023), se tornando presidente de honra da entidade em 2024.
A AMUPE lembrou, em nota, que, entre as conquistas de José Patriota enquanto presidente da instituição, estão a criação do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM), o enfrentamento à seca, a luta em Brasília ao lado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e a ajuda aos municípios em meio à pandemia da covid-19.
O político também foi secretário do governo de Eduardo Campos e presidente dos programas ProRural, ProMata e ProMetrópole. Em 2022, José Patriota foi eleito deputado estadual com 43.586 votos.
Câncer
O último comunicado emitido pela família, em 10 de setembro, informava que José Patriota seguia os procedimentos indicados pela equipe médica, no entanto, havia sido submetido a cuidados mais intensivos.
Pronunciamentos
Em nota, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que recebeu a notícia do falecimento do deputado estadual José Patriota (PSB) com tristeza. Segundo Raquel, Patriota “pautou a sua vida pela defesa do Sertão e dos municípios pernambucanos”.
O Governo de Pernambuco decretará luto oficial por sua partida. Raquel também expressou solidariedade à família e aos amigos de Patriota.
Álvaro Porto (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), afirmou que José Patriota, "por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do Sertão".
Porto ainda destacou que Patriota "sai de cena deixando um legado de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança".
A Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) agradeceu "profundamente a dedicação e o compromisso de José Patriota ao longo de sua vida pública, certos de que seu legado continuará a inspirar gerações futuras de gestores municipais".
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, também se pronunciou sobre a morte do deputado.
"Patriota foi um grande quadro da política de Pernambuco; referência nacional do movimento municipalista. Seu legado em prol do fortalecimento das administrações municipais vai ficar para sempre", afirmou o ministro, que se solidarizou com a família, amigos e eleitores.
João Campos (PSB), prefeito do Recife, declarou, em suas redes sociais, estar com o coração apertado após saber do falecimento de José Patriota, a quem chamou de amigo. Campos lembrou que Patriota foi condecorado com a medalha da Ordem Mérito Capibaribe, a mais alta honraria da capital pernambucana. O prefeito decretou luto oficial no Recife por três dias.
Já o Partido Socialista Brasileiro (PSB), sigla de José Patriota, disse, em nota de pesar, que o deputado estadual era "um dos poucos que desfrutava da boa unanimidade, advinda do respeito e do fino trato dispensado por ele em suas relações pessoais e políticas e, mais ainda, pelo vigor com que defendia os interesses do povo pernambucano". A nota é finalizada com os dizeres "José Patriota, presente".
O deputado estadual José Patriota deixa esposa, quatro filhos e duas netas.
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 12/11/2024
Vereador do Republicanos em São João, no Agreste de PE, é assassinado a tiros
Renato Virgulino foi assassinado em área de Zona Rural do município
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Menina de 12 anos é a quinta vítima fatal de acidente na BR-428, em Pernambuco redes
O corpo de Alicia está previsto para chegar na noite desta segunda-feira (4)...
- Por REDAÇÃO
- 04/11/2024
Morre, aos 86 anos, o cantor Agnaldo Rayol; artista sofreu uma queda dentro de casa
Sua voz ficou marcada com interpetrações de canções italianas como...
- Por REDAÇÃO
- 20/10/2024
Morre Alberto Ferreira da Costa, empresário e provedor do Real Hospital Português
Com restrição para familiares e amigos, o velório acontece na tarde deste...
- Por REDAÇÃO
- 19/10/2024
Morre o radialista e produtor cultural Zuca Show, em Paulista
Velório e sepultamento acontecerão no Cemitério de Santo Amaro, neste...
- Por REDAÇÃO
- 17/10/2024
Turista mineiro morre após mergulho em profundidade em Fernando de Noronha
A morte foi causada por doença descompressiva