Máscara não será mais obrigatória para estudantes e profissionais do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, a medida se dá devido à “manutenção sustentada da queda no número de casos de COVID-19 em Pernambuco”
Foto: Reprodução/g1
A partir da próxima segunda-feira (05), estudantes e profissionais da educação do Ensino Fundamental Anos Finais, isto é, aqueles que cursam e ensinam do 6º ao 9º ano, de Pernambuco, não serão mais obrigados a fazer o uso da máscara nas imediações das escolas do estado. Segundo a Secretaria de Educação e Esportes, a medida se dá devido à “manutenção sustentada da queda no número de casos de COVID-19 em Pernambuco”.
No entanto, mesmo essa atualização, a pasta mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras para estudantes do 1º ao 5º ano e para os da Educação Infantil, “independentemente do status de vacinação da criança”.
Essa medida segue a flexibilização já adotada, desde a segunda quinzena de agosto, para o Ensino Médio de todas as escolas do estado, sejam elas públicas ou particulares, que agora tem caráter de recomendação.
Para a enfermeira e sanitarista Carolina Vasconcelos a desobrigação do uso da máscara e níveis altos de vacinação devem estar atreladas.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), “os últimos casos graves da doença em pacientes entre 12 a 14 anos foram registrados no início de julho (SE 26), com dois registros. Já em relação a óbitos pela doença nesta faixa etária, a última morte ocorreu na semana epidemiológica 6, no início de fevereiro”.
A pasta continua afirmando que “os casos leves entres esses adolescentes também seguem em redução sustentada. No início de julho (SE 26), foram confirmados 413 casos de síndrome gripal. Já na semana passada (SE 34), foram confirmados 15 casos”.
Atualmente, a vacinação da população entre 12 e 17 anos, que compreende aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, é estimada em pouco mais de 1 milhão de pessoas em Pernambuco; 62,66% deles têm cobertura vacinal completa e 16,95% já receberam a dose de reforço.
Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 28/08/2023
Centro de testagem para Covid-19 da Prefeitura do Recife está em novo local
Novo local também é na Iputinga
- Por REDAÇÃO
- 11/05/2023
Câmara aprova criação do dia em memória de vítimas de COVID-19
Até a última atualização apresentada pelo Conselho Nacional dos...
- Por REDAÇÃO
- 02/05/2023
COVID-19: Brasil tem o primeiro caso da variante Arcturus
A variante arcturus pode causar, além dos sintomas tradicionais, uma...
- Por REDAÇÃO
- 26/04/2023
Recife inicia vacinação bivalente contra COVID-19; mais de 500 mil habitantes podem tomar o imunizante
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 25/04/2023
Pela baixa adesão, governo amplia vacina bivalente para todos acima de 18 anos
As vacinas bivalentes contra a COVID-19 protegem contra a cepa original do...
- Por REDAÇÃO
- 21/04/2023
COVID-19: Vacinação bivalente não precisa de agendamento no Recife
Segundo a Gestão Municipal, “para o atendimento, é necessário...