Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Funase inaugura unidade socioeducativa feminina em Arcoverde, no Sertão


Por: REDAÇÃO Portal

Espaço conta com capacidade para 15 adolescentes

03/09/2024
    Compartilhe:

Espaço conta com capacidade para 15 adolescentes

Foto: Marcelo Dettogni/Ascom Funase

A Funase converteu o Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro De Internação Provisória (Case/Cenip) Arcoverde, no Sertão pernambucano, na primeira unidade para o público feminino do interior do estado. A inauguração do novo espaço aconteceu na segunda-feira (2), e a mudança faz parte do reordenamento das unidades da Fundação.

Segundo a presidente da Funase, Raissa Braga, o objetivo é permitir que as adolescentes tenham mais contato com seus familiares e a cultura regional. 

“Com a unidade feminina de Arco Verde, Pernambuco passa a ser o terceiro estado no Brasil a oferecer a regionalização no cumprimento de medida socioeducativa feminino. Isso significa uma aproximação maior, junto às famílias, junto à cultura, junto às suas raízes. É a ideia de inclusão dentro da socioeducação”, relatou.

Foto: Marcelo Dettogni/Ascom Funase

Anteriormente, algumas famílias precisavam percorrer 800 km até a Região Metropolitana do Recife (RMR), onde ficam as unidades do Case, Cenip e Casem Santa Luzia, para visitar as socioeducandas.

Segundo a Fundação, o centro socioeducativo em Arcoverde conta com capacidade para 15 jovens. Todas as mudanças estão baseadas em um parâmetro sinalizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em adequação ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA).

Presente no evento, o juiz da vara da Infância e Juventude de Arcoverde Drauternani Pantaleão afirmou que o Centro de Atendimento Socioeducativo e Centro De Internação Provisória do município "está mais humano, mais limpo, sem infiltrações, e totalmente adequado ao atendimento das meninas".

Foto: Marcelo Dettogni/Ascom Funase

Reordenamento

Além do Case/Cenip Arcoverde, a Casa de Semiliberdade (Casem) Garanhuns, no Agreste, será transformada em um Parque Profissionalizante. Já o Case Cabo de Santo Agostinho terá as atividades encerradas.

O reordenamento das unidades da Funase foi iniciado em setembro de 2023, também fundamentado nas normas e recomendações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook