Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Em Pernambuco, gasto médio com as compras da Páscoa deve ser de R$ 260


Por: REDAÇÃO Portal

O dado foi divulgado pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE

11/04/2025
    Compartilhe:

O dado foi divulgado pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE

Foto: Instituto Fecomércio/Divulgação

O gasto médio com as compras da Páscoa em Pernambuco está estimado em R$ 260,00 neste ano. O dado foi divulgado pela Fecomércio-PE, em parceria com o Sebrae/PE, na Sondagem de Opinião da Páscoa 2025. Cerca de 54,5% dos consumidores pretendem ir às compras dos produtos tradicionais para esse período, como o chocolate. Os jovens de 18 a 29 anos lideram a intenção de consumo (57,1%).

Além dos ovos de chocolate (62,1%) e dos bombons (49,4%), que são os produtos mais procurados, os consumidores também apontam elevada intenção de compra para peixes e frutos do mar (45,5%), e vinhos (30,2%). Cartão de crédito (43,4%) e Pix (39%) serão os meios de pagamento mais usados.

Ainda de acordo com a pesquisa da Fecomermécio-PE, as redes sociais influenciam 16,6% dos consumidores. A maior parte deles (46,2%) ainda prefere visitar as lojas para encontrar os melhores preços. De acordo com o economista Rafael Lima, a Páscoa de 2025 em Pernambuco deve se manter aliada à tendência histórica de compra.

“Há uma acentuada sensibilidade aos preços por conta da aceleração inflacionária nos produtos típicos e uma preferência por promoções que acompanham a valorização da qualidade. A análise dos indicadores de intenção de compra e dos mecanismos de pagamento mostra a evolução dos hábitos dos consumidores pela preferência em não comprometer rendas futuras, enquanto as projeções dos empresários apontam para um ajuste no desempenho do setor”, avaliou.

Empresários

Do ponto de vista empresarial, 77% dos varejistas e 54,8% dos donos de serviços de alimentação acreditam que a Páscoa será de boas vendas, apesar da alta nos preços de matérias-primas como o cacau. Nos shoppings, a boa expectativa chega a 84,1%. A média de contratações temporárias é de 6 colaboradores no shoppings e 5 no comércio tradicional.

Metodologia

O estudo foi realizado entre 20 e 27 de março, e contou com a participação de 1.000 consumidores (maiores de 18 anos) e 500 empresários, gestores do varejo e dos serviços de alimentação em municípios estratégicos do Estado.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook