Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em 14 municípios pernambucanos afetados por fortes chuvas no Estado
O Ministério do Desenvolvimento Regional vem atuando diretamente para dar suporte às ações de resposta às fortes chuvas que atingiram o Nordeste nos últimos dias

Foto: g1
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a atual situação de emergência em 14 cidades de Pernambuco atingidas pelas fortes chuvas nos últimos dias. Entre os municípios que estão na lista estão Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba. A portaria foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O Ministério do Desenvolvimento Regional conta com cerca de R$ 1 bilhão destinados a ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais possivelmente interrompidos por desastres. Esse subsídio estará disponível durante todo o ano de 2022 para todas as áreas do Brasil que sofreram danos humanos e materiais em decorrência dos diversos desastres naturais que ocorrerem no território brasileiro. Os recursos devem ser solicitados por meio de pedido oficial através do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Os municípios afetados pelas fortes chuvas em Pernambuco já podem fazer a solicitação desses recursos. Para dar assistência aos gestores municipais, equipes da Defesa Civil Nacional já estão no estado, com o objetivo de dar suporte na produção do plano de resposta com indicação das necessidades de repasse. A Defesa Civil do País faz também um alerta ao período de atenção com os temporais na Região Nordeste que deverá ser mantido até o domingo, dia 5 de junho. A previsão é que ainda haja precipitações de alta intensidade nos litorais do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e do norte da Bahia.
Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Pernambuco adota ferramenta nacional de alerta para desastres naturais
Sistema Defesa Civil Alerta (DCA) começa a funcionar em maio e promete...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Hospital das Clínicas da UFPE pede doação de leite humano para bebês prematuros
Estoque do Banco de Leite só garante alimentação dos recém-nascidos por...
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Obras da Transnordestina em Pernambuco devem ser finalizadas até 2029
Dois lotes serão licitados no segundo semestre deste ano
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Prefeito de Itamaracá, Paulo Galvão, comemora desativação da Penitenciária Barreto Campelo
A unidade contava com 640 vagas e 472 presos em regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Nova tarifa social da Compesa passa a valer a partir de 26 de abril
2 milhões de pernambucanos serão beneficados, havendo reajuste de 9,98% nas...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
FIEPE realiza primeiro Fórum Permanente de Infraestrutura de Pernambuco
O objetivo é monitorar a exucação de 20 obras em desenvolvimento no estado