Secretário de desenvolvimento agrário ressalta a necessidade dos pescadores serem assegurados diante da tragédia ambiental
O Ministério da Agricultura anunciou medidas para reduzir os prejuízos dos pescadores atingidos pelo derramamento de óleo no Litoral de Pernambuco. No estado, há uma estimativa de que o número de pescadores, marisqueiros e ostreiros gira em torno de 10 mil. Inicialmente, seria pago o Seguro Defeso, auxílio equivalente a um salário mínimo, para todos os pescadores inscritos no Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP). Nessa condição, seria atendido um número significativo dos pescadores, visto que os registrados representam cerca de 8 mil trabalhadores. No entanto, houve uma alteração, do governo federal, que defende o pagamento do seguro apenas aos pescadores que estão no RGP e já recebem este auxílio.
Durante o programa CBN Recife, o secretário de desenvolvimento agrário, Dilson Peixoto, explicou que os pescadores que já receberam esse auxílio somam uma parcela mínima dessa população, cerca de 400 pescadores: são aqueles que precisam aguardar pelo processo de reprodução do animal e ficam proibidos de realizar suas atividades e, dessa forma, contam com o auxílio para cobrir as despesas financeiras. Diante desse cenário, ele afirmou que está reivindicando para que o ministério faça uma reunião, envolvendo todos os gestores da área de pesca do nordeste, para que possam compreender o drama vivido pelos pescadores.
Ainda na ocasião, ele destacou a importância de um anúncio imediato de um pagamento de indenização extraordinária para os pescadores. “A população, ainda que não tenha nenhuma determinação dos órgãos de sanidade e de vigilância, por iniciativa própria e compreensível, não está adquirindo o pescado. Então, os pescadores que já pescaram, não tem a quem vender e não tem porquê pescar, porque não tem quem vai comprar. A gente precisa atender esses pescadores, imediatamente, enquanto perdurar essa instabilidade fruto desse grande desastre ambiental que a gente está vivendo”, alerta Dilson.
Confira a entrevista completa com Dilson Peixoto no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...