Cemaden monitora impactos da seca todos os municípios do país
A unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fornece as informações sobre a escassez de chuva em todo o país

Foto: Luara Baggi
Para realizar o monitoramento do impacto da seca na agricultura, os pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) consideram os diferentes calendários agrícolas de cada região. A unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação fornece as informações sobre a escassez de chuva em todo o país e os impactos nas áreas rurais.
Os dados são disponibilizados no site do Cemaden, onde apresenta a intensidade da seca em cada município monitorado de todo país. O monitoramento do Cemaden auxilia ações como a Operação Carro-Pipa, coordenada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional com o objetivo de distribuir água potável para as comunidades rurais do semiárido afetadas pela seca. Desde a grande seca de 2015, o Cemaden fornece dados para o programa Garantia Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar. Pelo programa, agricultores familiares em regiões atingidas pela seca recebem um benefício do governo federal.
Informações com Ana Júlia Duarte
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/04/2025
Projeto oferece solução sustentável para lodo tóxico do jeans no polo têxtil de Pernambuco
O objetivo é transformar os resíduos em cápsulas que podem ser utilizadas...
- Por REDAÇÃO
- 29/03/2025
MPF arquiva investigação sobre relação entre Porto de Suape e ataques de tubarões em Pernambuco
Procuradora afirma que não há comprovação de que o complexo portuário...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem de Jatobá e Petrolina
As prefeituras dos municípios devem solicitar recursos federais para a...
- Por REDAÇÃO
- 28/03/2025
Maioria do STF define que multa por crime ambiental é imprescritível
Para Zanin, reparação de danos ao meio ambiente é direito fundamental
- Por REDAÇÃO
- 25/03/2025
Prefeitura do Recife realiza mutirão de plantio no Ibura para incentivar agroecologia
Milho será colhido durante o São João; ação fortalece horta comunitária...
- Por REDAÇÃO
- 24/03/2025
Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a 2ª maior fonte do Brasil
Total de 5 milhões de imóveis geram eletricidade fotovoltaica própria