Apac renova alerta de chuvas para o Agreste, Mata Sul e Sertão; regiões já registram prejuízos
Segundo a Defesa Civil, pelo menos 4 pessoas ficaram desalojadas.
Foto: Divulgação / PRF-PE
Mais uma vez Pernambuco sofre com fortes chuvas. Desde o sábado (5), as precipitações causaram alagamentos e transtornos para moradores do Grande Recife, da Zona da Mata e do Agreste do estado. Pelo menos 4 pessoas ficaram desalojadas, segundo a Defesa Civil do estado. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, a localidade com maior volume de milímetros de chuva, nas últimas 24h, foi o distrito de Vila Nova, no município de Quipapa, onde foram registradas 117,79mm de chuva. Na noite do domingo (6), ocorreu um deslizamento de terra no Km 144 da BR 104, também em Quipapa, provocando interdição parcial da rodovia. O município de Canhotinho também registrou grande volume de chuvas, com 112,96mm nas últimas 24h.
No sábado, um dos locais que mais choveu foi Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, no Litoral Sul. O centro comercial da praia ficou alagado. Segundo a Defesa Civil, no município de Jaqueira, na Mata Sul, quatro pessoas ficaram desalojadas. Na Zona da Mata, no município de Belém de Maria, houve rompimento de açude. Além disso, foi emitido um alerta para o volume de águas do Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, também na Zona da Mata.
A Defesa Civil estadual informou que teve registros de quatro pessoas desalojadas em Jaqueira, na Mata Sul; de rompimento de açude e enxurrada na zona rural de Belém de Maria, na Zona da Mata; e nível de alerta do Rio Pirangi, em São Benedito do Sul, também na Zona da Mata.
De acordo com as informações recebidas na Central de Operações da Defesa Civil, foram registradas 90 ocorrências entre os dias 03 a 07/11:
Na Mata Sul, no município de Jaqueira, foram registrados deslizamentos de terra e alagamentos. Felizmente não houve vítimas. O município contabiliza 55 desalojados. Em Palmares, houve inundação, no bairro de Japaranduba. No Agreste, houve inundações, com 37 pessoas desalojadas, no município de Bezerros nos bairros do Salgado, Retiro e Rosário. No Sertão houve alagamentos e queda de muro de alvenaria, na cidade de Parnamirim. Há um total de 9 desabrigados e 19 desalojados. Em Petrolina, foram registrados 73 pontos de alagamentos nos bairros mais baixos do município, totalizando 35 desabrigados e 12 desalojados.
Em relação aos rios, não foi registrado nenhuma inundação, mas o Rio São Benedito do Sul continua bastante cheio e com tendência estável no volume de águas. Os demais rios da região da Mata Sul tiveram elevação do nível de água, mas não devem subir mais, se não chover novamente.
A previsão do tempo, que vale para quase todo o estado, é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada no período da noite com intensidade moderada a forte. Para a mesorregião do Sertão de São Francisco, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva à noite com intensidade fraca a moderada.
Em caso de ocorrências entre em contato com a Defesa Civil do seu município. A central da Defesa Civil fica em alerta 24h, pelos números 199 ou 3181.2490.
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...