Termo de Adesão ao Movimento Plantar Juntos é assinado pelo Governo de Pernambuco e Cetene
Nesta sexta-feira (14), a vice-governadora Priscila Krause recebeu o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha de Pernambuco, e a Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH para a assinatura do Termo de Adesão ao Movimento Plantar Juntos. Com essa parceria, a instituição compromete-se a participar ativamente do programa em conjunto com a Universidade de Pernambuco (UPE), incluindo a doação de mudas, a execução integral do plantio, o mapeamento de áreas destinadas ao plantio, o monitoramento das árvores plantadas e a promoção de atividades de educação ambiental.
“Investir no meio ambiente é investir no presente e no futuro e por isso mesmo estamos com uma meta de plantar quatro milhões de árvores em Pernambuco até 2026. Nosso time de governo está motivado e se destacando nacionalmente, como foi no caso da redução de 35% no desmatamento da Caatinga no ano passado”, destacou Priscila Krause durante a assinatura realizada na sede da Vice-Governadoria. “No caso do Cetene, essa parceria é importante porque o plantio envolve quatro hectares de manguezal, um dos ecossistemas mais importantes de nosso Estado que faz parte da Mata Atlântica”, completou Priscila Krause. A assinatura do termo contou com as presenças da secretária Semas, Ana Luiza Ferreira, o diretor presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente CPRH, José de Anchieta, e da diretora do Cetene, Giovana Melo.
A recuperação ambiental realizada pelo Cetene será executada em um trecho de quatro hectares de áreas manguezais no Recife e na Ilha de Itamaracá. As espécies plantadas serão mangue-vermelho, mangue-branco e mangue-preto. Os manguezais são classificados como um ecossistema de transição do bioma Mata Atlântica. O Cetene já atua em diversos projetos de recuperação ambiental e administra um viveiro com capacidade de produção de até um milhão e meio de mudas por ano.
“É uma grata satisfação participar do Plantar Juntos. A importância do Cetene na implementação do Programa Plantar Juntos está baseada na nossa capacidade técnica e científica na produção de mudas da Caatinga, da Mata Atlântica e dos ecossistemas costeiros de transição, como o manguezal e a restinga, essenciais no processo de prevenção da erosão costeira no estado”, comemorou a diretora Cetene, Giovana Melo.
O Plantar Juntos é o programa de reflorestamento do Governo de Pernambuco para plantio de 4 milhões de árvores em todo o estado. Desse total, o plantio de 3,5 milhões de árvores serão executados pela Semas-PE em unidades de conservação, através da contratação de organizações da sociedade civil especializadas em restauração ambiental. As outras 500 mil serão plantadas por empresas públicas e privadas, entidades e órgãos estaduais e municípios, interessados em promover o reflorestamento e essa nova cadeia econômica verde em Pernambuco.
“Assinamos hoje essa adesão ao Plantar Juntos com o Cetene, o que considero o início de uma parceria com essa instituição para a promoção de uma economia verde e regenerativa. Todos os investimentos que estão sendo feitos neste sentido fazem parte de um novo modelo de desenvolvimento”, destacou a secretária da Semas-PE, Ana Luiza Ferreira.
O Plantar Juntos é fundamental enquanto estratégia contra o quadro de declínio da biodiversidade tanto da flora quanto da fauna. “Podemos afirmar, sem dúvidas, este é o maior programa de reflorestamento do Brasil através de metas estaduais”, disse José de Anchieta, diretor presidente da CPRH.