Sudene faz repasse de R$ 730 mil para modernizar serviços de assistência social

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) formalizaram, durante encontro de gestores municipais em Brasília, nesta terça-feira (25), os contratos com as empresas vencedoras do edital Inova SUAS. A iniciativa marca o início da implementação de quatro projetos voltados à inovação na prestação de serviços de assistência social nos municípios da área de abrangência da Sudene. O investimento total será de R$ 730 mil.
Lançado em julho de 2024, o edital foi voltado à seleção de propostas capazes de aprimorar a gestão da assistência social em áreas vulneráveis da região.
“A proteção social precisa ser entendida como um direito, e não um favor. Iniciativas como esta ajudam a empregar inovação na capacidade governativa do SUAS”, afirmou o superintendente da Sudene, Danilo Cabral. A presidente do Congemas, Penélope Andrade, também destacou o compromisso conjunto com a melhoria dos serviços públicos. Entre as propostas selecionadas estão ferramentas tecnológicas, índices de efetividade dos atendimentos e metodologias específicas voltadas a populações quilombolas.
As empresas contratadas desenvolverão soluções voltadas ao georreferenciamento de usuários, qualificação dos registros de atendimento, aprimoramento da abordagem social e avaliação da efetividade dos serviços. A expectativa é que os projetos reflitam uma nova etapa na política pública de assistência social nos municípios nordestinos, com uso de tecnologia, dados e metodologias inovadoras. O secretário nacional de Assistência Social, André Quintão, ressaltou a importância da ação no contexto do estado de bem-estar social previsto na Constituição: “São ações como essa da Sudene que fortalecem a instituição desse objetivo de maneira republicana”, concluiu.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 20/03/2025
Na Febraban, presidente do BNB reafirma foco nos pequenos empreendedores em reunião
Paulo Câmara destaca que orçamento destinado a esse público cresceu 18% em...