Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Sileno Guedes solicita agilidade do governo estadual na entrega de medicamento para Parkinson


Por: REDAÇÃO Portal

13/02/2025
    Compartilhe:

Foto: Wesley D’ Almeida

Após receber denúncias de que o medicamento Prolopa, usado no controle do Parkinson, está em falta na Farmácia do Estado, o deputado estadual Sileno Guedes (PSB) foi à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta quinta-feira (13), para pedir providências à gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). 

O medicamento custa quase R$ 100 em drogarias particulares e deveria ser entregue gratuitamente aos pacientes na rede pública estadual de saúde. De acordo com as denúncias que Sileno Guedes recebeu, a distribuição do Propala não ocorre desde dezembro, e quem depende do tratamento tem sofrido com a piora dos sintomas.

“Não é razoável esperar que esses pacientes tenham que gastar quase R$ 100 em uma caixa de remédio para não ter que interromper o tratamento. A Secretaria de Saúde dá respostas meramente protocolares, dizendo que ainda está nos trâmites burocráticos para repor os estoques do remédio, sem fornecer prazos. Esse descaso com um assunto sério só angustia ainda mais os pacientes, alguns sem o remédio desde dezembro”, criticou o deputado.

Sileno lembrou ainda que desde o ano passado tem pedido à governadora Raquel Lyra para que promova um choque de gestão e mude o comando da Secretaria de Saúde.

“Se vamos para as grandes obras, nada acontece: nenhum hospital entregue, a reforma do Hospital da Restauração a passos de tartaruga e uma promessa vazia sobre um novo Hospital Getúlio Vargas. E se vamos para a gestão rotineira da rede, que inclui a aquisição de insumos e remédios, muitos problemas também. A gente se pergunta o que é que vem dando certo na saúde pública de Pernambuco. Faltam comando, celeridade e capacidade de gestão, e sobra muito sofrimento para os pacientes”, lamentou.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook