Saúde maternoinfantil e homenagem à parteira Dona Prazeres serão focos em seminário do IV Fórum Perinatal do Jaboatão
Foto: Chico Bezerra/PMJG
Nesta quinta-feira (13), profissionais da rede de saúde municipal marcarão presença no IV Fórum Perinatal do Jaboatão dos Guararapes, organizado através da Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema A Saúde da Mulher no Cuidado Pré Natal, Parto e Puerpério, o encontro acontece das 8h30 às 12h30, na Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (Cespu), ao lado do Complexo Administrativo. O encontro tem o objetivo de discutir os avanços e desafios em relação ao tema.
Como palestrantes estarão a gerente de Atenção à Saúde da Mulher da Secretaria de Saúde do Estado, Cleonusia Vasconcelos; Brena Melo, coordenadora da Enfermaria de Gestação de Alto Risco do Imip; Samara Brelaz, coordenadora da Saúde da Mulher do Jaboatão; e Camila Brito, gerente da Vigilância Epidemiológica do Jaboatão.
Na pauta, a linha de cuidados maternoinfantil, o panorama da mortalidade materna e a atenção nas gestações de risco, com momentos de reflexões sobre os temas e seus desafios. Também haverá homenagem à parteira Dona Maria dos Prazeres, patrimônio vivo de Pernambuco, que realizou cerca de seis mil partos.
Jaboatão conta com 40 leitos disponíveis para partos (30 no Hospital Memorial Guararapes e 10 no Centro de Parto Normal - CPN) e dobrará essa capacidade quando forem concluídas as obras da Maternidade Rita Barradas, que, junto com o CPN, comporá o Complexo Maternoinfantil do Jaboatão, em Sucupira. O município realizou 4.534 partos em 2021.