São Vicente Férrer anuncia nova frota de carros elétricos e prédios públicos 100% autossustentáveis

Foto: Divulgação
O município de São Vicente Férrer é o primeiro de Pernambuco a adotar uma frota de veículos 100% elétricos, que serão utilizados em áreas como assistência social, agricultura, educação, infraestrutura, mobilidade, saúde e tráfego rural.
O investimento nos carros elétricos também representa uma economia significativa a longo prazo, com a redução de custos com combustíveis e manutenção, como também causa melhorias no meio ambiente e garantia a uma melhor qualidade de vida à população. Além disso, o objetivo é poder investir em infraestrutura necessária para o pleno funcionamento dos veículos elétricos, como a instalação de estações de recarga e a capacitação dos servidores.
Energia limpa
São Vicente Férrer também se torna a primeira cidade pernambucana a ter todos os prédios públicos completamente autossustentáveis em geração de energia limpa, com a instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica em cada unidade da cidade.
O projeto de instalação dos painéis solares foi desenvolvido ao longo de 12 meses, com um investimento total de mais de 4 milhões de reais, com capacidade geracional de 125.000 kWh por mês.
Esse projeto abrange todo o município, em áreas como escolas, postos de saúde, centros administrativos e demais órgãos públicos. A partir de então, todos os prédios passarão a gerar sua própria energia, eliminando a necessidade de energia proveniente da rede elétrica convencional.
O investimento em energia solar também trará uma economia significativa aos cofres públicos, com a diminuição estimulada de R$ 130.000,00 (Cento e trinta mil reais) por mês na conta de energia elétrica convencional, totalizando uma economia anual de mais de R$ 1,5 milhão, permitindo que os recursos economizados possam ser direcionados para outras ações públicas municipais. E no melhoramento da qualidade de vida das pessoas, de modo especial às comunidades carentes, com investimentos na cultura tendo em vista a cidade ser um polo cultural na região, gerando bem-estar na população vicentina.
Educação Ambiental
Através do lançamento desses dois projetos, a partir de então serão elaboradas iniciativas para educar a população sobre a importância de energia limpa e renovável, através de ações de educação ambiental, principalmente nas escolas do município, nas comunidades por meio das associações de moradores, de bairros, nas cooperativas e Igrejas, com campanhas educativas.
Cerimônia de lançamento
A cerimônia de lançamento acontecerá na sede da Prefeitura no dia 21 de março, e contará com a presença do gestor municipal Marcone Santos (PP), representantes dos poderes executivo municipal, estadual e federal e da sociedade civil. E contará com apresentações culturais com artistas da terra e região.