Rosa Amorim participa do G20 Social, no Rio de Janeiro
Foto: Divulgação
A deputada estadual Rosa Amorim (PT-PE) participa da Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro, em meio a agendas na capital fluminense até a próxima segunda-feira (18). O G20 Social é realizado pelo Governo Federal com o objetivo de permitir que a sociedade civil participe dos processos decisórios do G20 - encontro das 20 principais economias do planeta.
Rosa Amorim destacou a realização do evento, ressaltando que os olhos do mundo estão no Rio de Janeiro nos próximos dias.
“O Brasil encerra a presidência do G20 neste evento com a participação de centenas de representações de organizações e movimentos populares de vários países. Precisamos pautar o G20 na construção de um outro modelo de desenvolvimento, porque a crise climática e acentuação das desigualdades nos países que compõem o bloco mostram que o modelo atual não funciona a serviço dos povos”, acredita.
A deputada esteve com as também parlamentares Marina do MST (PT-RJ) e Lucinha do MST (PT-BA), além da vereadora eleita Maíra do MST (RJ), em uma mesa de debate com a participação de Aleida Guevara, filha de Che Guevara e ativista social. Elas ainda participaram da cerimônia de abertura com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, da primeira-dama Janja da Silva, do ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, do ministro da Fazenda, Fernando Haddad e da ministra da Cultura Margareth Menezes.
Na programação do G20 Social, Rosa Amorim também vai participar Tribunal Popular, onde serão julgados quatro casos simbólicos de crimes cometidos pelo capitalismo contra a humanidade, sendo um deles o massacre do povo palestino. O evento acontece nesta sexta-feira (15), no teatro da Fundição Progresso, a partir das 14h.
Outra agenda na capital fluminense é o I Encontro Nacional de Formação em Educação, Saúde e Cultura em Territórios, dentro do IV Acampamento do Levante Popular da Juventude. O momento reunirá cerca de quatro mil jovens de todo país na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para debater os desafios da luta da juventude por direitos sociais.