Recife lidera no Nordeste com melhor avaliação no Índice de Transparência e Governança Pública
Recife foi destacada como a capital do Nordeste com a melhor avaliação no Índice de Transparência e Governança Pública (IPTG) pela ONG Transparência Internacional Brasil. O índice, que atribui notas de 0 a 100, avaliou Governança, Legislação, Participação Social e Comunicação, Plataformas, Transparência Administrativa e Orçamentária e Obras Públicas nas prefeituras. Recife superou São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Curitiba.
"Essa boa classificação é fruto de um trabalho que a equipe da Controladoria Geral do Município vem conduzindo na consolidação de uma cultura de transparência no Recife. Estamos felizes que o esforço da cidade esteja sendo reconhecido por órgãos importantes como a Transparência Internacional Brasil", declarou o controlador Geral do Município, Ricardo Dantas. Ele destacou a criação do Conselho Municipal de Usuários de Serviços Públicos (CMUSP) e a implementação de uma nova metodologia para melhorar a qualidade das respostas dadas ao cidadão como ações significativas para a governança e transparência.
O reconhecimento no ITGP vem na esteira de outros resultados positivos conquistados pela Prefeitura do Recife. Em novembro de 2023, o Portal da Transparência do município recebeu o “Nível Ouro” no Programa Nacional de Transparência Pública da Atricon, com uma nota de 93,05%. Além disso, o Índice de Dados Abertos da Open Knowledge Brasil posicionou Recife como a terceira capital brasileira mais bem avaliada, e a primeira nas regiões Norte, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.