Recife investe mais de R$ 400 mil na 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro
Foto: Divulgação/Pascom do Morro
Com a chegada da 120ª Festa da Imaculada Conceição do Morro, a Prefeitura do Recife reforça a participação por meio de diversas secretarias e órgãos municipais junto à Arquidiocese de Olinda e Recife e ao Santuário do Morro da Conceição. Para a edição deste ano, a gestão municipal investiu cerca de R$ 400 mil em estrutura, apoio logístico e atrações culturais.
A Festa do Morro começa nesta quinta-feira (28) e segue com programações culturais e religiosas ao longo de 11 dias, culminando com uma grande procissão no dia 8 de dezembro. Em 2024, após a tragédia que deixou duas pessoas mortas e outras 30 feridas após o desabamento do teto do Santuário, o tema da festa é “120 anos de peregrinação e esperança com a Imaculada Conceição do Morro".
Cultura
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife montarão pavilhão e palco, com 14 metros de largura e 12 de profundidade, na Praça da Conceição, com estrutura de som, luz, painéis de LED, para receber e entreter o público nas celebrações à santa.
Entre as atrações, estarão Marcelo Pernambucano, Nádia Maia e DJ Roony Moura. Também serão colocados banheiros químicos, geradores e blimps para sinalizar, ordenar a festa e atender às demandas da romaria de fiéis.
Trânsito
A Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) interdita, a partir desta quinta-feira (28), o tráfego para veículos para acessar o Morro, sendo apenas permitido o acesso aos moradores com a devida comprovação. A interdição permanece até o dia 9 de dezembro, após a finalização do festejo religioso. Para orientar e dar apoio à população, a CTTU terá um total de 80 agentes de trânsito, podendo variar de acordo com a necessidade.
Os cruzamentos do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro, serão interditados e os bloqueios só serão desfeitos à 1h da segunda-feira (09/12), após o término da festa. Apenas os veículos de moradores, devidamente identificados com um comprovante de residência, vão ter acesso à área.
Licenciamento do comércio informal
A Secretaria Executiva de Controle Urbano do Recife (Secon) licenciou cerca de 200 comerciantes informais que trabalham com artigos religiosos e alimentação para o período da Festa do Morro da Conceição. Durante o período de 4 a 8 de dezembro, quando deve ocorrer a maior concentração de fiéis, a equipe de fiscais da Secon contará com 200 pessoas, divididas em três turnos.