Recife Cuida nos Bairros realiza mais de 1,1 mil procedimentos neste sábado pela manhã
Até às 12h deste sábado (19), mais de 1,1 mil procedimentos foram realizados e cerca de 450 pessoas atendidas, com consultas, vacinação, entrega de medicamentos e outros serviços na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem. Prefeito João Campos acompanhou mutirão e ação do Recife Limpa
A Prefeitura do Recife promoveu, neste sábado (19), um dia inteiro dedicado aos cuidados com a saúde dos recifenses. A 6ª edição do Recife Cuida nos Bairros disponibiliza consultas, exames, vacinação, entrega de medicamentos, entre outros serviços, na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, na Zona Sul. A ação, que continua neste domingo (20), tem como objetivo ampliar o acesso à saúde da população que, por algum motivo, tenha dificuldade de chegar até a Rede Municipal de Saúde. Até às 12h de hoje, cerca de 450 pessoas foram atendidas e 1.101 procedimentos realizados. O prefeito João Campos acompanhou a ação e também verificou as intervenções do programa Recife Limpa, na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, onde a escola está localizada.
“Estamos no mutirão no Recife Cuida nos Bairros, na Escola Karla Patrícia, que está beneficiando moradores das comunidades Ilha do Destino, Bode e Brasília Teimosa. A gente convida também os pais e responsáveis de crianças de seis meses a 11 meses, que já podem tomar a vacina contra a covid-19, fazer agendamento. As salas de aula foram transformadas em consultórios, em sala de regulação”, explicou João Campos. “Há consultas com oftalmologista, dentista, médico generalista. Também há os exames preventivos, saúde da mulher. Só hoje pela manhã já foram mais de 440 pessoas atendidas e mais de 1 mil procedimentos realizados. E continuará hoje à tarde e amanhã também. A gente segue com o mutirão tocando principalmente aquelas áreas que, em algum nível, a gente precisa reforçar”, acrescentou ele.
Neste fim de semana, o Recife Cuida nos Bairros contempla as comunidades Areinha e do Bode, no Pina; Brasília Teimosa, no bairro de mesmo nome; e Ilha do Destino, em Boa Viagem. O projeto faz parte do Recife Cuida, novo modelo de gestão da Secretaria de Saúde municipal que está investindo cerca de R$ 400 milhões na promoção da maior reestruturação da saúde da capital pernambucana até 2024. Nas cinco edições anteriores, foram realizados mais de 33 mil atendimentos para os recifenses.
Ao longo do sábado (19), até às 18h, e do domingo (20), das 8h às 14h, estão sendo ofertadas, sem necessidade de agendamento, consultas com clínico geral, dermatologista, oftalmologista, dentista e enfermeiro. Ainda são disponibilizados preventivo ginecológico, exames de mamografia, testes de covid-19, além de testagem rápida para detectar HIV, sífilis e hepatites virais.
A secretária de Saúde Luciana Albuquerque deu mais detalhes sobre a ação. “Essa é a 6ª edição do Recife Cuida nos Bairros e a gente leva os serviços de saúde para comunidades que de alguma maneira têm dificuldades de acessar a nossa rede de saúde. A gente tem atendimento médico com generalista, dermatologista e oftalmologista, tem exame preventivo, mamografia e várias atividades como orientação nutricional, avaliação física. A gente junta vários serviços de saúde e oferece às comunidades que mais precisam. Hoje, a gente está atendendo a Comunidade do Bode, Areinha, Ilha do Destino e Brasília Teimosa. E há ônibus chegando com as pessoas dessas comunidades para serem atendidas”, detalhou.
Para a empregada doméstica Ana Marta Magalhães, 55 anos, receber o mutirão próximo à sua moradia, que fica na Ilha do Destino, é uma alegria para ela, para os familiares e os vizinhos. “Essa ação está sendo maravilhosa, o atendimento está sendo excelente e os profissionais são ótimos. Só tenho que agradecer a Deus porque estou sendo atendida e a minha comunidade também. Já fui para o clínico geral, para o dentista e agora vou pegar a medicação aqui na farmácia”, contou ela.
Já o ambulante Fernando da Silva, 41 anos, vive em Boa Viagem e aproveitou o Recife Cuida nos Bairros, principalmente, para fazer exames. “Eu fiz vários exames como o de sífilis e o de HIV. Vou fazer consulta com o dentista e também exame de vista. O prefeito está indo pelo caminho certo, tratando do cidadão e dando oportunidade a ele de uma saúde digna. Vim com as minhas duas filhas e com a minha esposa”, disse ele.
Quem vai ao mutirão também pode atualizar o cartão de vacinação e tomar o imunizante contra covid-19, além de fazer avaliação física, aferir a pressão arterial e receber orientação nutricional. Durante o evento, também são entregues medicamentos, distribuídos preservativos, hipoclorito de sódio e kits de saúde bucal.
Os profissionais das Práticas Integrativas e Complementares (Pics) realizam auriculoterapia, dança circular e automassagem. No local, há palestras, alongamento corporal, entre outros serviços. Além disso, nesses dois dias, também acontece uma programação voltada para crianças, com contação de histórias, brincadeiras, oficinas e atividades lúdicas com recreadores.
Profissionais da Secretaria da Mulher também estão presentes nos dois dias para orientar a população sobre questões de violência doméstica. É possível, ainda, receber acolhimento por meio dos profissionais da saúde mental.
RECIFE LIMPA - Neste sábado (19), o programa Recife Limpa promoveu intervenções na Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, em Boa Viagem. Foram executados mutirão de limpeza, varrição, capinação e instalação de papeleiras no local. O Recife Limpa, lançado este ano, é um conjunto de ações da Prefeitura do Recife para ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto. O programa é realizado pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).
“Mais papeleiras estão sendo instaladas aqui nessa área de Boa Viagem, nos principais corredores. A gente já tinha 3 mil lixeiras instaladas na cidade como um todo e agora estão sendo instaladas mais 3 mil em três meses. As verdes são as lixeiras novas. Além dos pontos de entrega de material reciclável, também aumentamos capinação e varrição. Cuidar da cidade é papel de todo mundo, então vamos colocar o lixo no horário certo, quando a coleta domiciliar passa. Tudo isso faz muita diferença e quem sai ganhando é a cidade”, destacou o prefeito do Recife enquanto acompanhava a ação.
Com o Recife Limpa, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de logradouros, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras atividades. A cidade do Recife já contava com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais.