Projeto de estímulo a leitura é realizado em escolas municipais de Paulista
O projeto Aconchego da Leitura foi implementado, pela Prefeitura de Paulista, na Escola Abelardo Siqueira Sales, no bairro de Jaguaribe. A ação ocorreu na terça-feira (28), coordenada pela Secretaria de Educação, por meio da Gerência de Espaços Ampliados. No lançamento, houve contação de histórias e atividades lúdicas.
A iniciativa também vem contribuindo para o estímulo da leitura em quatro escolas municipais: Paulo Freire, Cecília Meireles, Pescador José Reis e Edna Marinho. Cerca de mil alunos estão sendo contemplados na Rede Municipal.
O Aconchego da Leitura, enquanto ação do projeto Leitura na Esquina, surgiu em 2020, com o intuito de construir pontes entre os setores público e privado. O objetivo é criar salas de leitura em escolas públicas municipais, buscando, com isso, contribuir para o processo de formação dos jovens leitores. "Nossa ideia é democratizar o acesso ao livro e garantir o direito da criança de se desenvolver enquanto cidadã, por meio da leitura", disse o Coordenador das Bibliotecas das Escolas da Rede Municipal, professor Gláucio Ramos.
"É muito importante formar leitores. A leitura abre a mente, transforma as opiniões das pessoas, principalmente de uma forma crítica. Eu entendo o livro também como um mecanismo de ludicidade, alegria. A ideia é aproximar a criança, fazendo do livro um brinquedo, atraindo para a leitura”, completou Gláucio Ramos.
A realização do projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Projeto Leitura na Esquina, a empresa Junqueira Viagens e Turismo e a escola de idiomas CNA Paulista.