Programa Recife Limpa remove cerca de 4.100 toneladas de lixo irregular em apenas uma semana
Resíduos haviam sido jogados em canais, galerias, canaletas e ruas da cidade; programa da Prefeitura do Recife tem o objetivo de ampliar a coleta de lixo e fomentar o descarte correto do lixo. Neste sábado (5), mutirão chega ao Cais de Santa Rita, na região central
Nos primeiros sete dias de atuação, o programa Recife Limpa já removeu 4107 toneladas de lixo que haviam sido descartadas irregularmente na cidade. Foram 3244,8 toneladas retiradas dos canais, 831 t de galerias e canaletas, 25 t nas ecobarreiras e 6,4 t de resíduos volumosos retirados das ruas. Lançado na semana passada pelo prefeito João Campos, o Recife Limpa é um conjunto de ações que visa ampliar a coleta de lixo na cidade e fomentar o descarte correto do lixo.
“Recolhemos mais de 4 mil toneladas de lixo irregular, que estava no lugar errado e nunca deveria ter sido jogado naquelas lugares. O número mostra a importância do Recife Limpa, um grande movimento pela limpeza da cidade que fomenta o descarte correto do lixo, amplia o efetivo e a rede de equipamentos como papeleiras e contentores”, destaca a secretária municipal de Infraestrutura, Marília Dantas, também presidente da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb).
Com o Recife Limpa, estão sendo ampliadas as ações de capinação e raspagem de sarjetas, varrição manual de vias, lavagem e desinfecção de vias, pátios de mercados e feiras livres e coletas com triciclos e caminhões de pequeno porte, entre outras atividades. Atualmente, a cidade do Recife conta com um efetivo de 3 mil pessoas envolvidas no trabalho de coleta e limpeza da cidade e, a partir do Recife Limpa, o serviço ganha um incremento de 10% de efetivo, com mais 305 trabalhadores. A varrição, cuja capacidade era de 11,5 mil km mensais, salta para 21,4 mil km mensais.
Importantes corredores viários e de pedestres como a Avenida Boa Viagem e a Conde da Boa Vista ganharão renovação completa de contentores (carrinhos para acondicionar lixo, o que facilita a operacionalização da coleta). Nas vias públicas, será visível também a ampliação de papeleiras, equipamentos instalados nos postes para descarte de papéis e pequenos objetos. Atualmente a cidade conta com 3.300 unidades e, a partir do Recife Limpa, os munícipes e turistas passarão a ter 6.300 unidades similares, uma ampliação da ordem de 91% neste tipo de coletor para descarte nas ruas. A cidade também retomará a varrição mecânica, com capacidade mensal de cobertura de 902,5 km² por mês.
Outra novidade é a customização dos caminhões de coleta. Com curadoria da Secretaria Executiva de Inovação Urbana, órgão responsável pelo Programa Colorindo o Recife, seis artistas visuais receberam a missão de assinar obras originais e temáticas acerca da importância da reciclagem do lixo como forma de salvaguardar o meio ambiente. A ideia é que os veículos ajudem a transformar a cidade em uma galeria a céu aberto.
MUTIRÃO NO CAIS DE SANTA RITA - Amanhã (5), a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana promoverá um mutirão do Recife Limpa na área do Cais de Santa Rita. O local, que abriga um Terminal de Passageiros, além de concentrar um polo gastronômico e de venda de insumos alimentícios de horti-fruti, receberá atenção especial a partir das 9h, quando cerca de 40 trabalhadores ligados à área de limpeza urbana da cidade irão promover ações de varrição, capinação, substituição de lixeiras do modelo papeleira. Além da varrição, as vias locais passarão por limpeza profunda com a utilização de carro-pipa para lavar o piso.
Transeuntes e concessionários também receberão atenção especial através do trabalho de conscientização feito por uma trupe de arte-educadores que vai sensibilizar a comunidade local acerca do descarte correto de lixo e resíduos.