Primeiro debate entre candidatos a prefeito do Recife é marcado por críticas e vaias a atual gestão do município
João Campos, que apresenta ampla vantagem nas pesquisas, não participou do encontro
Foto: Arthur de Souza
O primeiro debate entre os candidatos a prefeito do Recife, promovido pela Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), reuniu sete dos oito postulantes da disputa municipal nesta quarta-feira (18). O atual prefeito e candidato à reeleição, João Campos (PSB), foi o único que não participou do encontro, em razão do sepultamento do deputado José Patriota, em Afogados da Ingazeira, que aconteceu na tarde de hoje.
ilson Machado (PL), Daniel Coelho (PSD), Dani Portela (PSOL), Simone Fontana (PSTU), Ludmila Outtes (UP) e Victor Assis (PCO) apresentaram suas propostas e fizeram críticas à gestão de João Campos e do PSB. O atual prefeito, inclusive, foi citado durante o encontro, o que levou a plateia presente a vaiá-lo em alguns momentos.
O debate, que teve mediação do diretor da Adufepe, professor Ricardo Oliveira, foi dividido em quatro blocos. No primeiro bloco, cada candidato teve dois minutos para se apresentar ao público. Os candidatos Gilson Machado (PL) e Daniel Coelho (PSD) aproveitaram o debate para tecer críticas às supostas irregularidades na administração das creches do Recife. Eles falaram também sobre a "censura", mencionando as sanções judiciais que retiraram propagandas suas e de outros candidatos do ar. Daniel destacou ainda que a ausência de debates na capital pernambucana era inexplicável.
No segundo momento, os postulantes puderam fazer perguntas entre si, com direito a réplica e tréplica. Questões como armamento da Guarda Municipal, Parcerias Público-Privadas (PPPs), habitação e saúde foram discutidas entre os presentes. Gilson Machado reiterou suas críticas a gestão das creches no município, enquanto Dani Portela afirmou que o aumento da desigualdade é resultado das PPP’s. Ainda durante o bloco de perguntas, um tumulto envolvendo militantes da Unidade Popular (UP) e do Partido Novo resultou em uma breve interrupção do debate.
O terceiro bloco foi marcado por perguntas feitas pela plateia, onde os candidatos puderam comentar as respostas uns dos outros. Temas como turismo, participação popular na construção de políticas públicas, revitalização do Centro do Recife, meio ambiente e segurança foram abordados. Por fim, no quarto bloco, os candidatos responderam a perguntas da Adufepe. Além disso, o candidato Tecio Teles obteve direito de resposta após ser chamado de "genocida" por Victor Assis. Já nas considerações finais, os candidatos reiteraram suas principais propostas.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2024
João Campos é reeleito prefeito do Recife com mais de 77% de votos
Candidato teve 542 mil votos a mais que o segundo colocado, Gilson Machado,...