Primeira audiência de instrução e julgamento do caso Padre Airton acontece em Buíque
A audiência teve início às 8h desta quarta-feira (8)
Foto: Reprodução/TV Globo
A primeira audiência de instrução e julgamento do caso do Padre Airton Freire, da Fundação Terra, acontece nesta quarta-feira (8), em Buíque, no Agreste de Pernambuco. Ele é acusado de cometer crimes sexuais na cidade. A audiência de instrução e julgamento é uma das fases mais importantes do processo, onde as partes apresentam suas evidências, testemunhos e argumentos perante o juiz.
A principal acusação contra o Padre Airton é da personal stylist Silvia Tavares de Souza. Ela denunciou o sacerdote por ter sido vítima de um estupro, em agosto de 2022, em que ele teria participado. O caso corre em segredo de Justiça e é investigado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e pela Polícia Civil, que receberam a denúncia em novembro e dezembro de 2022, respectivamente.
Padre Airton foi suspenso pela Diocese de Pesqueira, no Agreste, em 30 de maio daquele mesmo ano. O crime de estupro, segundo a vítima, foi praticado, a mando do padre, por um motorista dele: Jailson Leonardo da Silva, de 46 anos.
Silvia aponta que tinha uma relação de muita proximidade com o sacerdote, o qual ela teria conhecido enquanto buscava ajuda para tratar uma depressão.
A defesa do Padre Airton Freire reiterou a inocência do religioso. Atualmente, ele enfrenta graves problemas de saúde e está privado de liberdade há um ano e meio. Segundo a nota, "o julgamento será uma oportunidade importante para que sua inocência seja devidamente comprovada".