Presidente de Portugal recebe título de Doutor Honoris Causa da UFPE

Foto: Reprodução/UFPE
O presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), nesta segunda-feira, cumprindo mais uma agenda na capital pernambucana. A solenidade foi presidida pelo reitor Alfredo Gomes e aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife (FDR).
Marcelo Rebelo de Sousa tem a carreira marcada por sua trajetória no Direito, sendo professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A proposta de concessão do título ao chefe de Estado português foi apresentada pelo Conselho do Centro de Ciências Jurídicas da UFPE.
De acordo com o jurista pernambucano José Paulo Cavalcanti, que discursou na solenidade, o presidente de Portugal é marcado não somente por suas contribuições ao Direito e à democracia, mas por características pessoais como o bom humor. “Marcelo não é uma pessoa, são várias. Um comentarista político, um católico praticante, um professor catedrático”, pontuou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, e a vice-governadora, Priscila Krause, também estiveram na solenidade. Raquel citou semelhanças entre Pernambuco e Portugal, e reforçou os motivos pelos quais Marcelo Rebelo merece o título de Doutor Honoris Causa.
“Para nós do Governo de Pernambuco é uma honra e uma inspiração poder tê-lo aqui no dia de hoje. Leve o nosso abraço, o nosso reconhecimento e a nossa gratidão por poder ter prestado serviços tão relevantes ao Estado português, mas sobretudo o serviço de inspiração a nós brasileiros aqui do ‘País’ de Pernambuco. Deus abençoe a sua caminhada sempre”, finalizou.