Prefeitura do Recife e Neoenergia celebram acordo de cooperação para ampliar cadastros da Tarifa Social
Foto: Edson Holanda/Prefeitura do Recife
Cruzamento de dados entre a empresa e a gestão municipal permitirá identificar potenciais clientes que têm direito ao benefício
A Prefeitura do Recife e a Neoenergia firmaram, nesta quinta-feira (11), o acordo de cooperação técnica com o objetivo de viabilizar um intercâmbio de informações para contribuir com a identificação de potenciais clientes que tenham direito à Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). O benefício concede até 65% de desconto na tarifa de energia de consumidores classificados como baixa renda. O prefeito João Campos ressaltou que a parceria entre a Neoenergia e o município já beneficiará, inicialmente, 25 mil famílias.
“Acabamos de assinar o convênio que possibilita o repasse imediato do cadastro de 25 mil famílias que estão no CadÚnico, mas não estão inscritas no benefício da tarifa social. Com essas informações fornecidas pela Prefeitura, a Neoenergia poderá incluí-las no benefício e, dessa forma, suas contas de energia terão descontos. Nós identificamos esses dados, fizemos esse cruzamento e, de pronto, a Neoenergia aceitou. Agradecemos ao grupo por essa iniciativa que vai beneficiar de maneira inicial 25 mil famílias já existentes”, anunciou o prefeito João Campos.
Na prática, o acordo prevê que a Neoenergia compartilhe dados exclusivamente técnicos dos clientes residentes na capital pernambucana com a Prefeitura do Recife. Posteriormente, a gestão municipal realizará o cruzamento dessas informações com o banco de dados do Conecta Recife e, ainda, com as bases do CadÚnico. O próximo passo é o compartilhamento dessa base com a Neoenergia Pernambuco, que realizará o cadastro proativo dos clientes que se enquadram nos critérios da TSEE. A troca de informações tem a finalidade de abreviar o processo de cadastros de clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica. Todas as etapas de intercâmbio de informações obedecem às diretrizes estabelecidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
“Apenas no último ano, a Neoenergia Pernambuco já cadastrou mais de 100 mil famílias na Tarifa Social de Energia Elétrica, totalizando mais de 1 milhão de beneficiários no nosso estado. Já realizamos o cadastro proativamente, garantindo que os clientes tenham seu direito assegurado sem que precisem procurar a empresa. Agora, após o acordo assinado com a Prefeitura do Recife, conseguiremos alcançar novos clientes por meio dos dados fornecidos pela gestão municipal. Essa é mais uma ação da Neoenergia Pernambuco em parceria com a Prefeitura que ratifica nosso compromisso com a população”, afirma Saulo Cabral, presidente da Neoenergia Pernambuco.
Além de permitir identificar potenciais beneficiários, o acordo possibilita que a Neoenergia Pernambuco identifique, por meio de geolocalização, as localidades em que há maior número de pessoas ainda não beneficiadas e que têm o direito à TSEE. Com base no conteúdo obtido, a distribuidora de energia poderá organizar mutirões nos bairros apontados, com a finalidade de promover cadastramentos e orientar a população sobre o benefício.
Por meio desse acordo de cooperação, a Neoenergia tem o intuito de reforçar sua atuação nas comunidades do Recife, realizando continuamente ações com foco no consumo seguro e consciente da energia elétrica, reafirmando o compromisso social da concessionária, além do comprometimento com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
SOBRE A NEOENERGIA PERNAMBUCO - A Neoenergia Pernambuco distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,8 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).