Prefeitura do Recife avança na requalificação e expansão do Centro de Reabilitação Antônio Nogueira
Foto: Divulgação
Nesta segunda-feira (14), o prefeito João Campos fez uma vistoria nas obras de reforma e ampliação do Centro de Reabilitação Fisioterapeuta Antônio Nogueira de Amorim, no bairro da Boa Vista, que passará a contar com um Centro TEA – Núcleo de Desenvolvimento Integral (NDI), o quarto aberto pelo município.
Inaugurado em 1999, o centro, localizado na Rua Sete de Setembro, antes possuía 589,52m² de área construída e passará a ter 782,33m² distribuídos em dois pavimentos, com 29 novos ambientes.
"Antes eram em torno de 850 atendimentos por mês e com essa expansão vamos chegar a 5 mil, atendendo tanto crianças quanto adultos. Vai ter o NDI, o Centro TEA, então estamos expandindo a reabilitação na cidade, que tem uma demanda muito grande de fisioterapia, fonoaudiologia, psicólogo e psiquiatra", comemorou o prefeito João Campos sobre os incrementos ao novo espaço.
Entre as mudanças está a ampliação da área de espera, que passará de 23m² para 63m² e será climatizada, proporcionando maior conforto aos pacientes e seus acompanhantes. O centro ainda contará com quatro consultórios, substituindo a estrutura anterior de apenas um, aumentando a capacidade de atendimento. Novos espaços serão criados para terapias, como dois ginásios de fisioterapia, quatro salas de atendimento em grupo, uma sala de fonoterapia e uma sala de eletrotermoterapia com três leitos, garantindo que os pacientes tenham acesso a serviços mais especializados e com maior capacidade de tratamento.
Segundo a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a expansão do Centro de Reabilitação Antônio Nogueira veio da necessidade de olhar para outras demandas em ascensão.
"Recife tem um grande passivo na reabilitação, principalmente depois do advento do Transtorno do Espectro Autista. A gente precisou olhar para esse problema complexo de forma diferente. Então, inauguramos três núcleos de desenvolvimento infantil, e a proposta é que a gente abra mais três", explicou a gestora.
O Antônio Nogueira será um Núcleo de Desenvolvimento Integral para atendimento de crianças, adolescentes e adultos com necessidades de reabilitação intelectual e motora também. A obra está orçada em R$ 3,5 milhões, e a PCR pretende entrega-la até o primeiro trimestre de 2025.