Prefeitura de Petrolina é apontada como a mais eficiente de Pernambuco
Petrolina, no sertão pernambucano, foi destaque no Ranking de Eficiência dos Municípios (REM-F), divulgado pela Folha de São Paulo nesta terça (03). A prefeitura comandada por Simão Durando foi avaliada como a mais eficiente de todo o estado de Pernambuco e a oitava do Nordeste. O índice avalia o desempenho das gestões públicas de cidades brasileiras em diversos aspectos, incluindo educação, saúde, infraestrutura e finanças públicas. O município garantiu uma pontuação de 0,640, ficando a frente da média do estado e de cidades como Recife, Caruaru e Jaboatão.
Em outras palavras, o ranking mostra quem entrega mais serviços de qualidade com menos gasto público. De acordo com a pesquisa, Petrolina obteve uma pontuação elevada, se destacando pela gestão fiscal responsável, educação pelos serviços públicos qualificados e pelos investimentos estratégicos em infraestrutura. A cidade é conhecida por seu desenvolvimento econômico, especialmente na agricultura irrigada, que tem sido um motor para o crescimento regional e tem atraído investimentos significativos.
O prefeito de Petrolina e candidato à reeleição, Simão Durando, celebrou mais esse título de liderança obtido pelo município sertanejo. Simão destacou o trabalho contínuo da administração municipal em promover políticas públicas eficazes que atendam às necessidades da população.
“Muito feliz com esse resultado, que vem para reafirmar o trabalho que estamos realizando na cidade e a transformação dos últimos oito anos. Petrolina tem sido exemplo em muita coisa, educação, infraestutura, mobilidade, no social, em inovação. Mas esse ranking em especial mostra que o trabalho da prefeitura tem sido responsável e de qualidade. São mais de 180 municípios em Pernambuco, e Petrolina foi considerada como a melhor gestão pública do estado. Gastar menos e fazer mais, cuidando das pessoas que mais precisam tem sido uma realidade há oito anos”, avalia Simão.