Prefeitura de Jaboatão realiza palestra gratuita para microempreendedores
Foto: Chico Bezerra/PJG
Em comemoração a Semana Nacional do Microempreendedor Individual, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em conjunto com o Sebrae e o Banco do Brasil, realizou a palestra “O Despertas do Empreendedor” gratuitamente. Os temas principais foram a abertura de empresas, a importância do planejamento empresarial, dicas de mercado e suporte na definição de vendas e metas. O evento aconteceu no Mercado das Mangueiras, em Prazeres, e teve um público de cerca de 50 pessoas.
"A burocracia é um dos principais motivos de desistência do empreendedor em abrir um negócio. Neste momento de retomada da economia, nossa gestão está trabalhando para simplificar os processos e capacitar esses pequenos empresários. Nosso intuito é adotar uma nova cultura de negócios, promovendo o uso da tecnologia como aliada do crescimento, além de apostar na economia criativa como estratégia de desenvolvimento", explicou o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros.
De acordo com Tereza Nelma Alves, Analista do Sebrae da Região Metropolitana do Recife, o empreendedorismo serve para o empresário se planejar, criar metas e monitorar o projeto. "Jaboatão tem cerca de 70 mil empresas, sendo mais ou menos 90% desse número formado por MEI. É preciso sempre capacitar e reciclar o pensamento empreendedor dessas pessoas", comentou. Para Marcos Sena, Gerente de Relacionamento do Banco do Brasil, esses encontros são indispensáveis para discutir ideias para o empreendedor, oportunidade de negócios e conectar os empreendedores a instituições financeiras. "Nossa parceria com a prefeitura vem para facilitar a vida dos pequenos empresários", pontuou.
"Nessa crise que o Brasil enfrentou nos últimos anos, muitas empresas deixaram de existir e o que tá por trás disso, muitas vezes, é a mentalidade do empreendedor. Ele não acredita que é possível avançar, e a gente usou esse espaço para refletir muito sobre isso", comentou a Coach de Negócios Luciana Silva. Já Izabel Oliveira, Coordenadora de MBA de Gestão de Organização da Sociedade Civil da Universidade Católica de Pernambuco, comentou sobre o caminho da prosperidade no empreendedorismo: "Eu trouxe uma metodologia chamada investigação apreciativa, que significa identificar os pontos fortes que existem dentro de um empreendimento".