Paulista oferece atendimento de saúde e assistência social para moradores de rua
Um bazar vai funcionar na ação para que as pessoas em vulnerabilidade social tenham acesso gratuito a roupas e calçados
A Prefeitura de Paulista vai realizar uma ação de saúde e assistência social para a população em situação de rua, nesta quinta-feira (18.08), das 10h às 16h. A atividade ocorrerá na Rua Ursa Maior, no Centro, e visa, principalmente, combater o estigma e o preconceito contra a hanseníase. Um bazar com roupas e calçados será montado para o acesso gratuito aos produtos por parte do público atendido.
Os profissionais promoverão um trabalho de educação em saúde e diagnóstico de casos suspeitos da Hansen. Serão oferecidos serviços de testagem rápida e aconselhamento para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), bem como distribuição de alimentos e kits de higiene para o público em situação de rua. Também haverá vacinação contra a Covid-19 e aplicação de vacinas de rotina.
A iniciativa terá a participação da Secretaria de Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização do município (PNI), da Vigilância Epidemiológica e da equipe do Consultório na Rua. A Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, através da Diretoria de Promoção da Igualdade Racial, da Diretoria LGBTQIA+ e do Serviço Especializado de Abordagem Social, também participará.O Hospital da Mirueira e o MORHAN – Movimento de Reintegração de Pessoas Afligidas pela Hanseníase – apoiam a ação.
Hanseníase
Também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa, contagiosa e crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Pode ser transmitida pela fala, tosse e espirro, atingindo principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, com capacidade de ocasionar lesões neurais. A enfermidade pode acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
As lesões neurais conferem à doença um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e pela discriminação às pessoas acometidas.