Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Parabéns, Camaragibe!


Por: REDAÇÃO Portal

12/05/2023
    Compartilhe:

Por Ednaldo Moura Jr

 

Comemora-se, neste 13 de maio, o 41ºaniversário de Camaragibe. Mas, não se engane. Esta efeméride confunde mais do que esclarece. De fato, a história da cidade vai muito além das quatro décadas que transcorreram desde a criação do município que, até 1982, era um distrito de São Lourenço da Mata.

 

É preciso ter em mente que Camaragibe é uma das localidades mais antigas do Brasil. A povoação surgiu por volta de 1549, na várzea do rio Capibaribe, vinculada ao engenho de mesmo nome, um dos esteios da produção do açúcar que era maior fonte de riqueza e de poder da coroa portuguesa no período colonial. Riqueza, que, registre-se, aguçou a cobiça dos holandeses, os quais aqui se fixaram, entre 1630 e 1654, sob o comando de Mauricio de Nassau. 

 

Mas, se o município teve um dos mais prósperos engenhos daquele ciclo econômico, seu povo nunca se beneficiou da riqueza produzida. Tampouco houve justiça social quando Camaragibe tinha uma poderosa indústria têxtil, extinta há décadas mas ainda hoje presente na paisagem e no imaginário da população.

 

E o pior é que, nos dias atuais, a pobreza permanece sendo uma dura realidade. Exatos 41,9% das famílias têm rendimentos mensais de até meio salário mínimo por pessoa, fato que coloca Camaragibe entre os 11 municípios com pior renda média familiar entre os 184 municípios pernambucanos. Outro dado alarmante: já tivemos uma das menores taxas de mortalidade infantil do Estado de Pernambuco mas, nos últimos 10 anos,verificou-se um aumento de 30% nos óbitos de crianças até 1 ano de idade, segundo o DATASUS.

 

Como se vê, a Camaragibe contemporânea, convertida em cidade dormitório pela fragilidade da atividade econômica, está sendo desafiada a mudar seu destino e sua imagem, hoje comprometida por escândalos de má gestão administrativa e por comportamentos pessoais constrangedores. Embora haja quem diga o contrário, desvios éticos na gestão da coisa pública e nas práticas da esfera privada estão intimamente relacionados. Onde um está presente, o outro fixa morada. E não há desenvolvimento econômico e social onde prolifera o desrespeito ao cidadão e a apropriação patrimonialista da coisa pública.

 

Falei em desafio e retomo neste ponto para dizer que vencê-lo pode ser fácil ou praticamente impossível, dependendo da visão estratégica, capacidade de articulação e de gestão pública e compromisso com os diversos segmentos da nossa população. Nesse sentido, é fundamental entender que quase 30% dos camaragibenses (mais de 42 mil) tem entre 15 e 29 anos, ou seja, são jovens que enfrentam o desafio de adquirir educação para se consolidar no mercado profissional, seja conquistando emprego nos setores público ou privado, seja empreendendo, construindo um negócio que garanta seu próprio futuro, da família e ajude a desenvolver nossa cidade.

 

Precisamos garantir educação de qualidade, em todos os níveis, e oportunidade para que sua população tenha emprego, renda e condições para exercer o empreendedorismo. Com boa localização geográfica, uma cultura rica e peculiar e uma população jovem e empreendedora, Camaragibe oferece o ambiente perfeito para ser um ótimo lugar de se viver e trabalhar. E esta é a hora de aproveitar a conjuntura favorável para superar nossas mazelas e fazer da construção de um futuro melhor pra nossa gente a tarefa diária de todos nós.

 

Ednaldo Moura Jr é gestor governamentalconcursado da Controladoria Geral do Estado PE e mestrando em educação(UFPE).

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook