Opinião | Saldo Devedor
Por Hely Ferreira*
Nas últimas campanhas eleitorais, tem crescido o número de candidatos que não comparecem aos debates. Fazendo com que parte do eleitorado se quer conheça as propostas. A ausência de um candidato provoca nos adversários certo frisson, fazendo com que seja bastante explorada sua decisão. Acontece que mesmo aqueles que decidem pela presença nos debates, em sua maioria ficam aquém com relação às propostas. Os que assim se comportam, estão saindo da campanha devendo ao eleitor um projeto exequível para o município.
Em uma eleição de caráter municipal, em tese é o momento em que o debate deve girar em torno dos problemas das cidades e não priorizarem discursões no campo pessoal. Na verdade, quando o candidato se esquiva das querelas locais, demonstra a fragilidade da sua candidatura, amparada em questões inócuas.
Talvez, seja exigir muito de alguém que vislumbra na política o caminho para manter-se no poder. Diferente de quem acredita que através dela, seja possível sonhar com dias melhores não apenas para si ou seu grupo, mas para todos.
*Cientista político e professor.