Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Opinião | Pecados petistas


Por: REDAÇÃO Portal

15/12/2024
    Compartilhe:

 

     Aqueles que utilizam parte do seu tempo lendo obras que tratam sobre os partidos políticos brasileiros, sabem que independente de concordar ou não com Partido dos Trabalhadores, reconhecem que o mesmo surgiu bem diferente dos demais. A princípio tinha preocupação voltada para temas melindrosos historicamente com relação à denominada classe dos trabalhadores. Não significando dizer, que o cerne do seu eleitorado estivesse justamente no referido grupo. 
     Depois de três tentativas ao comando do Planalto Central, no ano de 2002 o PT conseguiu ser vitorioso nas eleições presidenciais. Mas o poder provoca alguns malefícios, entre eles o deslumbre achando que tudo é possível. Outro fato é que adversários históricos procuraram se achegar ao rei, com o intuito de se alimentar das benesses, já que não foram preparados para viver na oposição  e em nome da “governabilidade” continuaram na casa grande. Acontece que o terceiro mandato do atual presidente, pelo menos até o momento, não tem correspondido suficientemente ao que a maioria dos seus asseclas esperavam que fosse. As críticas sofridas constantemente deveriam servir de reflexão para as principais lideranças petistas. Para tanto, reconhecendo que o mundo caminha muito mais pelos campos de Heráclito do que o de Parmênides. Calçando as sandálias da humildade, certamente, seria dado grande passo, ao invés de procurar um bode expiatório. Afirmar que o problema é a falta de comunicação, não significa dizer que o mesmo será resolvido trocando o chefe. Na verdade, não foi hoje que o partido perdeu a capacidade de dialogar com as massas. 
     Todos os Partidos Políticos precisam passar pelo processo de renovação dos seus quadros. Salvo melhor juízo, o PT não tem conseguido empolgar os jovens como nos seus primórdios. Será que é uma das sequelas deixada pela mosca azul?

Hely Ferreira é cientista político.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook