Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Opinião | No mundo das sombras


Por: REDAÇÃO Portal

12/01/2025
    Compartilhe:

 

      Quando jovem, o filósofo Platão, nutria o desejo de participar ativamente da política ateniense, mas a forma como se deu a condenação e morte de Sócrates fez com que repensasse seu projeto político. Não que tenha resolvido abandonar seus ideais, mas repensou o modelo de sua participação na vida pública. 
     Considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, Arístocles (nome verdadeiro de Platão), deixou sua marca literária com um estilo próprio, onde os diálogos e as alegorias se fizeram presentes em sua pena. Entre tantos escritos, sua obra A República, certamente é a mais popular. Nela encontramos o famoso mito da caverna, uma “história” contada e recheada de lições. Ao apresentar uma sociedade que estava além da que existia dentro da caverna, o mestre ateniense alertou para os perigos quando alguém passa a enxergar de maneira opaca tudo àquilo que se encontra ao seu redor. Ao mesmo tempo, Platão nos ensina que romper com um mundo que nos é oferecido como se fosse o único e verdadeiro, requer muita coragem e determinação para se livrar dele. Infelizmente, muitos preferem permanecer no estágio da caverna, sem nenhuma perspectiva de mudança e assim, o estado de mesmice é mais cômodo e a predominância da alienação se torna perceptível. 
     O quadro atual reverbera o mundo das sombras. Os que conseguem enxergar são coagidos a continuarem na caverna. Mas como continuar se descobriram que existe outra forma de vislumbrar o mundo?

Olinda, 11 de janeiro de 2025.
Sem ódio e sem medo.
Hely Ferreira é cientista político.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook