OAB-PE divulga nota reconhecendo apuração das urnas e parabeniza eleitos
Foto: Yacy Ribeiro
A OAB Pernambuco divulgou, hoje (31), uma nota atestando o resultado das eleições deste domingo (30), e parabeniza os eleitos no pleito. O presidente Fernando Ribeiro Lins afirma que a instituição trabalhou durante as eleições "atestando a lisura, serenidade e firmeza do trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco".
"O voto é soberano e a voz das urnas deve ser ouvida, reafirmando-se a confiabilidade do voto eletrônico, que em menos de três horas possibilitou à nação conhecer os novos dirigentes e representantes do nosso país e estado, a partir de 2023", destaca, em nota, o presidente.
Este ano, a OAB Pernambuco promoveu o Observatório das Eleições 2022, ouvindo candidatos e candidatas, apresentando propostas e colaborando com o TRE. Com o projeto, a OAB acompanhou o sorteio das seções eleitorais cujas urnas eletrônicas foram objeto das auditorias de funcionamento, com teste de integridade e de autenticidade dos sistemas.
Confira abaixo a nota na íntegra.
“A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco, juntamente com as suas 25 Subseccionais, acompanhou em Pernambuco todo o processo eleitoral das eleições 2022 para Presidente da República, Governo do Estado, Senador e Deputados Federais e Estaduais. Promoveu, através do Observatório das Eleições, diálogos com os candidatos e candidatas sobre pautas de interesse da sociedade e da advocacia pernambucana.
Colaborando com a Justiça Eleitoral a OAB-PE, de forma legítima, esteve presente em diversas etapas do processo eleitoral desde a auditoria das urnas até a apuração, atestando a lisura, serenidade e firmeza do trabalho realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, TRE-PE, presidido pelo Des. André Guimarães. Na pessoa de quem parabenizamos todos os seus integrantes.
O voto é soberano e a voz das urnas deve ser ouvida, reafirmando-se a confiabilidade do voto eletrônico, que em menos de três horas possibilitou à nação conhecer os novos dirigentes e representantes do nosso país e estado, a partir de 2023.
Neste contexto, a Ordem pernambucana parabeniza o Presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a Governadora eleita, Raquel Lyra, bem como a Senadora e os Deputados Federais e Estaduais eleitos por Pernambuco. Desejando sucesso na condução dos rumos do nosso país e estado!
A OAB-PE se coloca à disposição de todos e continuará cumprindo seu papel de defesa do Estado Democrático de Direito, sempre com independência e serenidade.
Recife/PE, 31 de outubro de 2022.”