No Recife, bairro da Várzea recebe atividades ambientais celebrando o Dia do Rio
Foto: SMAS/Divulgação
Nesta quinta-feira (24), a comunidade de Nova Morada, no bairro da Várzea, recebeu ações para celebrar o Dia do Rio. A programação, que foi organizada pela Prefeitura do Recife, em parceria com a ONG do Rio, contou com palestras, mini-gincana, jogos de adivinhação, ciranda e atividades culturais. Os participantes puderam aprender mais sobre reciclagem, fauna e flora do local e preservação da água. Alunos da Escola Municipal Nova Morada e do Centro Educacional Shalom também participaram de todas as atividades.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) promoveu três atividades: mini-gincana, abordando a coleta seletiva; o jogo “Quem sou eu?” que tratou sobre os animais que vivem no local e uma ciranda que trabalhou a importância da água e do Rio Capibaribe.
Entre as crianças que estavam participando da dinâmica, estava Ryan Antony, estudante da Escola Municipal Nova Morada, de apenas oito anos. Ele relatou com sabedoria a importância dos cuidados com o rio, enfatizando como a poluição prejudica seriamente o habitat natural de vários animais.
“Não podemos jogar lixo no rio porque é a casa de vários peixes e tartarugas e também se a gente poluir a água não vamos viver. Precisamos da água do Rio. Eu não jogo lixo na rua e nem no rio”, comentou Ryan.
O coordenador da Ong do Rio, Nininho Costa, ressaltou como é positiva e necessária a parceria entre a Prefeitura e a comunidade, incentivando a consciência ambiental diariamente e não apenas em datas pontuais.
“Hoje estamos comemorando o Dia do Rio, mas os cuidados e a proteção a esse bem tão precioso precisam ser diários. Essa parceria com a Prefeitura nos ajuda no diálogo com a comunidade e reforça as questões da Educação Ambiental. Precisamos refletir sobre o nosso comportamento e o meio ambiente”, falou Nininho.
O gerente geral de Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, Marcos Araújo, informou que a ação faz parte do Plano Estratégia da SMAS para ampliar a consciência ambiental.
“Essa atividade de hoje já está no novo formato de ações integradas dentro de um plano estratégico para a Educação Ambiental da cidade, que visa transformar a realidade e a concepção dos locais onde as pessoas estão inseridas, como fizemos hoje em parceria com a ONG do Rio que fica na Unidade de Conservação Caxangá”, disse ele.