Na CBN, Tomé Franca diz: “Estamos executando o maior programa de pavimentação de vias urbanas de Pernambuco”
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Pernambuco (Seduh) vem desempenhando um papel chave na gestão do governador Paulo Câmara. À frente da pasta há quase um ano, Tomé Franca é o responsável por levar recursos para mais de cem prefeituras e executar um ambicioso plano de pavimentação e asfaltamento de vias urbanas que está mudando para melhor a qualidade das ruas em cidades de todas as regiões do estado. Dentro do Plano Retomada estão garantidos mais de R$ 160 milhões destinados apenas para estas ações – que também incluem recuperação e construção de equipamentos públicos como praças, prédios e unidades de saúde.
Durante debate na rádio CBN Recife comandado pelo comunicador Aldo Vilela, com a participação do ex-secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional Tiago Pontes, o secretário detalhou as ações em andamento. “O governador nos deu a grande missão de articular junto aos prefeitos o destrave e a liberação destes recursos importantes para ações de desenvolvimento urbano. Com a dedicação da equipe que temos hoje na secretaria, conseguimos avançar ainda mais e já estamos vendo o trabalho acontecer. Recebemos o reforço de mais servidores, via seleção simplificada, para dar mais celeridade na análise dos processos e adotamos um ritmo intenso de trabalho para fazer as entregas que os pernambucanos desejam e merecem”, afirmou o secretário. “A prefeitura apresenta a demanda, firmamos o convênio após uma análise minuciosa do projeto e documentações fiscais, liberamos o recurso e o município executa. Assim a população vê o trabalho acontecer com agilidade”, explicou.
O secretário relatou que a implantação de ruas pavimentadas é uma ação que tem impacto na vida das pessoas e na economia dos municípios. “Só quem vive em uma rua de terra sabe como é o sofrimento em dia de sol, quando tem muita poeira, e em dia de chuva quando a lama toma conta. Então além de melhorar a rotina dessas famílias, a chegada do asfalto também aquece a economia local ao colocar empresas da região para fazer o serviço, o que gera emprego, renda e oportunidade para milhares de pernambucanos”, argumentou Tomé Franca.
*MOBILIDADE* - Além de realizar o maior plano de pavimentação de ruas de Pernambuco, a Seduh também é a responsável por fiscalizar, junto ao Grande Recife Consórcio de Transporte, a parceria público-privada que repassou a gestão e administração dos terminais e estações de BRT da Região Metropolitana para a empresa Nova Mobi PE. O contrato tem vigência de 35 anos, mas prevê intervenções imediatas nos equipamentos. “Os usuários já começam a perceber melhorias como pintura, limpeza, reforma dos banheiros e reabertura de estações do BRT; já temos, por exemplo, internet gratuita em todos os terminais e até o final do ano estaremos com todas as 44 estações em operação”, assegurou Tomé.
Na última semana, a Nova Mobi entregou o Centro de Controle Operacional – CORE que estava previsto no contrato. Para o secretário, um equipamento essencial para fiscalização e manutenção do patrimônio público: “o CORE faz o videomonitoramento durante 24 horas de todos os 26 terminais integrados e das estações de BRT e é um instrumento importante para manter a regular prestação do serviço. Ao sinal de qualquer ocorrência fora do comum, como vandalismo, invasão, queda no sinal de internet e até mudança na qualidade do ar, o Centro verifica e dá uma resposta imediata acionando os operadores ou órgãos competentes como Polícia Militar e até o Samu no caso de acidentes dentro destes espaços”.