Mano Medeiros comemora o sucesso do Carnaval do Jaboatão dos Guararapes

O Carnaval promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes proporcionou alegria, diversão e segurança para os moradores do município e os visitantes que circularam pela cidade nos dias de folia. A festa, que começou na sexta-feira (28/02) e encerrou nesta terça-feira (04/03), contou com três polos fixos e oito polos itinerantes espalhados nas sete Regionais, que garantiram animação para a população. Teve também desfile dos blocos e agremiações do município e uma novidade este ano, que foi a Caravana da Folia percorrendo vários bairros. Mas o sucesso do evento não se deve apenas às apresentações artísticas e à animação da população, o Carnaval contribuiu para a valorização da cultura e para a economia do município.
Os números refletem o sucesso e a consolidação do Carnaval do Jaboatão dos Guararapes no cenário cultural de Pernambuco. Mais de 215 mil foliões circularam nos polos da folia e nos cerca de 300 blocos carnavalescos apoiados pela Prefeitura. A festa contou com mais de 420 atrações artísticas, das quais 87% foram de artistas jaboatonenses, valorizando a cultura local.
Responsável por resgatar a folia nas ruas e nos blocos, em família e com muita animação, o prefeito Mano Medeiros comemorou o resultado da festa. "Além de ser um momento de descontração e lazer para as pessoas, o Carnaval é muito importante para o empreendedor e para a economia do município. A população do Jaboatão não precisou ir às cidades vizinhas, as pessoas puderam aproveitar a festa perto de casa, potencializando a economia local", ressaltou.
Já a primeira-dama Andrea Medeiros destacou o trabalho social. “O Carnaval do Jaboatão também é inclusivo. Como em todas as festas promovidas pela Prefeitura, tivemos o espaço acessibilidade, para que as pessoas com deficiência e autismo pudessem assistir aos shows com tranquilidade. A festa foi linda, com a participação de todos, e isso nos enche de alegria”, disse.
A movimentação econômica no município, neste período de festa carnavalesca, foi estimada em R$ 52 milhões. Outro dado relevante foi em relação à rede hoteleira. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes, Roberto Abreu e Lima, destacou: “O Carnaval do Jaboatão dos Guararapes aqueceu a economia local, gerando renda para os empreendedores e comerciantes do município. Tivemos uma ocupação de 98% da rede hoteleira, foi excelente", disse.
Ainda falando em geração de renda, uma das empreendedoras que aqueceu a economia local foi Ana Paula Costa. Proprietária do Gostoso Burguer, do food Park do Villa Natal, no bairro do Socorro, ela participou pela primeira vez de um grande evento. “Estivemos no polo Jaboatão Centro, nos cinco dias de festa. Ainda não consegui fazer o balanço, mas foi muito bom para a gente. Só tenho a agradecer à gestão do prefeito Mano Medeiros, pela oportunidade maravilhosa”, contou.
Para incentivar a autonomia e o empreendedorismo das mulheres jaboatonenses, também foi realizada a feirinha do Programa Mulher Empreendedora, com 15 barracas disponibilizadas para artesãs e empreendedoras para a venda de produtos alimentícios, no polo Parque da Cidade, em Prazeres. Essa iniciativa gerou renda e fortaleceu o empreendedorismo feminino no município.
O Carnaval do Jaboatão dos Guararapes também foi reconhecido pela tranquilidade. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes colocou 200 guardas municipais nos polos carnavalescos. As equipes realizaram patrulhamento a pé e motorizado, garantindo a segurança dos foliões, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco. Não foram registradas ocorrências de gravidade e nenhuma pessoa precisou ser conduzida para a delegacia de polícia. Este ano, o evento também foi monitorado por drones, através da Patrulha Drone da Guarda Civil Municipal. Foram feitos sobrevoos estratégicos, com acompanhamento do público, auxiliando no remanejamento de efetivo, em casos necessários.