Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Brasil

Lula sugere venda direta dos combustíveis ao consumidor para baratear custos


Por: REDAÇÃO Portal

17/02/2025
    Compartilhe:

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Durante evento de anúncio de investimentos da Petrobras na indústria naval, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, o presidente Lula se disse favorável à venda direta de combustíveis ao consumidor para baratear o custo, sem a intermediação de empresas distribuidoras. Lula também criticou a privatização de empresas públicas.

“Eu acho que a Petrobras tem que tomar uma atitude. Sobretudo óleo diesel, a gente precisa vender para os grandes consumidores direto, se puder comprar direto, para que a gente possa baratear o preço desse diesel. Se a gente puder vender direto a gasolina, se a gente puder vender direto o gás, porque o povo é, no fundo, assaltado pelo intermediário. Ele é assaltado e a fama fica nas costas do governo”, afirmou o presidente.

Além dos valores cobrados pelos distribuidores, incide sobre os combustíveis o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado pelos estados. 

“O povo não sabe que a gasolina sai da Petrobras a R$ 3,04. E que na bomba ela é vendida a R$ 6,49. Ou seja, ela é vendida pelo dobro do que ela sai da Petrobras. Mas quando sai o aumento, o povo pensa que a Petrobras que aumentou. E nem sempre é a Petrobras, porque cada estado e cada posto tem liberdade de aumentar a hora que quer”, disse Lula.

Nas últimas semanas, o presidente tem adotado a estratégia de culpabilizar elementos externos à sua administração, como já feito com o Banco Central e o Ibama. Na cerimônia no Terminal da Transpetro, em Angra dos Reis, foi lançada a segunda licitação do Programa de Renovação e Ampliação da Frota e assinados protocolos de intenções para o reaproveitamento de plataformas da Petrobras em fase de desmobilização.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook