Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Lula da Fonte se reúne com ministra Esther Dweck e reivindica chamada dos concursados da PRF


Por: REDAÇÃO Portal

15/04/2025
    Compartilhe:

Foto: Divulgação

O deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), se reuniu com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, nesta segunda-feira (15). Na pauta, Lula reinvindicou a chamada de aprovados no concurso nacional de 2021 da Polícia Rodoviária Federal (PRF), vigente até dezembro de 2025.

Durante o encontro, o parlamentar destacou a importância da recomposição do efetivo da corporação. Segundo recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU), o efetivo ideal para sanar as demandas do país na categoria seria de 18 mil agentes. Atualmente, são apenas 13 mil. Como encaminhamento, a equipe do ministério vai elaborar uma nota técnica para avaliar a viabilidade de novas chamadas, bem como a possibilidade de ampliação do quadro por meio de futuros concursos.

“Esse é um tema importante para a segurança pública do país. Há aprovados aptos e motivados a assumir, e estamos dialogando com responsabilidade para que o governo avalie, com base nos dados e nas necessidades da PRF, a possibilidade de avançar nessa pauta. A ministra Esther Dweck foi muito receptiva, atenta aos dados apresentados e demonstrou sensibilidade em relação à importância do tema. Posteriormente, com a aprovação da PEC da Segurança Pública, as atribuições da PRF irão aumentar ainda mais, e fortalecer esse efetivo diz respeito a um tema importante para salvaguardar e preservar a segurança pública do país”, afirmou o deputado federal Lula da Fonte.

O parlamentar recebeu, na segunda-feira (7) o representante da comissão de aprovados, Yrwing Henrique, que apresentou dados atualizados sobre a situação da PRF. Segundo a comissão, há atualmente cerca de 213 cargos vagos, com previsão de chegar a 500 até o fim do ano. Dos aproximadamente 700 aprovados, entre 450 e 500 estariam prontos para assumir. Desse total, 115 são mulheres e 70 são pernambucanos. A análise da possibilidade de novas chamadas e concursos é fundamental para fortalecer a atuação da corporação e garantir mais segurança à população.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook