João Campos afirma que a Guarda Municipal do Recife deve ser armada de forma responsável
Durante entrevista, candidato à reeleição elencou seu plano para armar a Guarda caso assuma um novo mandato
Foto: Edson Holanda
Em entrevista nesta quarta-feira (21), o candidato à reeleição à Prefeitura do Recife, João Campos (PSB), declarou que a Guarda Municipal do Recife deve ser armada, mas destacou que o combate ostensivo à criminalidade é de responsabilidade do governo estadual. De acordo com ele, a função da Guarda é patrimonial.
“Não se pode confundir o papel da Guarda Civil Municipal com o papel da polícia, mas nós temos um planejamento responsável. O armamento gradual será precedido por um estudo detalhado e cursos de formação específicos para um grupamento tático operacional da guarda”, disse o candidato.
Campos citou ações complementares realizadas pela sua administração no combate a violência, como a iluminação pública da capital. “Chegamos a 100% de LED na cidade. Prometi que colocaria iluminação em todas as escadarias da cidade e fizemos. Também fizemos uma expansão na nossa rede de videomonitoramento. Inclusive, tendo em vista o problema do Governo do Estado, que não tem câmeras próprias, nós disponibilizamos as do município, quando solicitados, como no carnaval”, pontuou.
Ainda segundo ele, o trabalho realizado no Compaz é outro aliado no que diz respeito à prevenção da violência. “Temos dados e dissertações de mestrado e doutorado de pessoas que estudaram o Compaz e mostram que o equipamento, que é reconhecido pela ONU, cuida da inclusão e da oportunidade. Tenho certeza que uma criança que vai três vezes na semana para a biblioteca do Compaz jamais vai pegar em uma arma. A gente tem que fazer inclusão, pois isso cria cidadania”, argumentou.
Saúde e Educação
Ainda durante a sabatina, realizada na Rádio Folha FM, João Campos destacou os trabalhos realizados na sua gestão, como a implementação do Conecta Recife, o que, de acordo com ele, foi um avanço para o serviço público da capital pernambucana. O candidato falou também sobre a criação e requalificação das USF Mais e a construção do Hospital da Criança, localizado na Zona Oeste da cidade.
Na educação, ele citou o trabalho que vem sendo feito nas creches do município. “Nós temos uma rede que está sendo completamente reestruturada, são 160 obras simultâneas e outras 160 entregues. Temos uma rede 100% climatizada. São 103 mil alunos na nossa rede. Abrimos novas unidades e duplicamos o número de vagas de creches, que é uma marca histórica. Nós temos um crescimento importante não só na rede, mas também na alfabetização. Subimos 15 posições entre as capitais do Brasil. O que estamos fazendo é algo revolucionário: cuidamos da primeira infância até o primeiro emprego”, garantiu.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 06/10/2024
João Campos é reeleito prefeito do Recife com mais de 77% de votos
Candidato teve 542 mil votos a mais que o segundo colocado, Gilson Machado,...