Igarassu passa a contar com lei municipal que reforça a educação antirracista
Foto: Divulgação
A prefeita de Igarassu, professora Elcione Ramos (PSDB), sancionou, nesta terça-feira (26), a lei que instaura a Política Antirracista em todas as escolas da rede municipal. A iniciativa inclui a criação do Núcleo de Estudos e Formação Docente para as Relações Étnico-Raciais, representando uma ação de vanguarda no município.
Segundo o texto, estão previstos: a inserção de disciplinas e conteúdos antirracistas no currículo escolar, formação continuada para professores da rede municipal e destinação de uma dotação orçamentária específica para o investimento na educação antirracista.
Na ocasião, a prefeita Elcione ressaltou a importância do momento.
“Hoje, contaremos a história de uma forma diferente, a partir de Igarassu. Nossa cidade é pioneira em muitas coisas e uma delas é a educação. Essa lei municipal é mais um símbolo da importância de levar esse conhecimento para as futuras gerações.”, frisou a gestora.
O professor do CEI Fernando Henrique Lucena, Felipe, acredita que a lei representa um importante passo para a sociedade, assim como reforça práticas já adotadas no ensino público de Igarassu.
“Construímos esse projeto com o intuito de ensinar aos alunos que as narrativas negras vão além do período da escravidão. Todos precisam aprender a riqueza e potência do povo negro. Com essa ação, conseguimos mostrar para os estudantes que eles têm raízes em outro continente que reverberam em Igarassu até hoje”, disse.