Gravatá certifica organizações culturais como Pontos de Cultura junto ao Governo Federal
A Prefeitura de Gravatá, no Agreste de Pernambuco, anunciou a certificação de organizações culturais como Pontos de Cultura, junto ao Ministério da Cultura, nesta quarta-feira (23). Entre os contemplados estão fazedores de cultura do artesanato, bacamarteiros, capoeiras, músicos, religiões-afro e teatro.
A certificação como Ponto de Cultura proporciona visibilidade e abre portas para que essas organizações possam acessar recursos financeiros essenciais. Com o apoio do governo federal, as entidades culturais podem se articular e buscar investimentos que garantam a continuidade de suas atividades e a perpetuação de suas obras.
O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Marlon Lima, destaca o reconhecimento dos fazedores de cultura.
“Hoje vivenciamos um dia histórico para a cultura de nosso município, onde o governo municipal reconhece e indica organizações culturais locais para serem certificadas como Ponto de Cultura, junto ao Ministério da cultura. Saliento que isto é importante para a manutenção das ações destas instituições culturais de nossa cidade. Além disso, permite que as entidades e coletivos indicados se articulem para buscar recursos para perpetuar sua obra e manter sua cultura viva”, declarou.
Joselito Gomes (Avante), prefeito de Gravatá, reforçou a necessidade da ação.
“Essa notícia é importante porque vem fortalecer, apoiar e dar ainda uma maior visibilidade aos fazedores de cultura do município de Gravatá, que há tanto tempo, no dia a dia, vem fazendo acontecer a cultura, mesmo com tantas dificuldades, com tantos desafios. Mas, antes de tudo, o que existe é o prazer, o amor de poder fazer aquilo que se faz. (...) E é dessa forma, de mãos dadas, que vamos construindo esse caminho e alcançando resultados, porque o compromisso que temos é com as pessoas”, finalizou.