Governo do Estado inaugura mais uma cozinha comunitária financiada com recursos estaduais
Cidade de Capoeiras dá início ao funcionamento da sua cozinha comunitária, equipamento com capacidade para produzir 200 refeições diárias e atender a população em situação de insegurança alimentar e nutricional do local
A partir dos repasses de recursos estaduais para a implantação e retomada do funcionamento das cozinhas comunitárias em Pernambuco, mais municípios dão início à abertura dos seus equipamentos. Na última quinta-feira (28), foi a vez da cidade de Capoeiras inaugurar a sua unidade, que tem capacidade para produzir 200 refeições diárias para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional. A solenidade contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Edilazio Wanderley, e do prefeito da cidade, Joaquim Costa Teixeira.
As cozinhas comunitárias são equipamentos públicos de educação e segurança alimentar e nutricional que atuam no enfrentamento à situação de fome, intensificada nesse momento, principalmente entre pessoas com perfis mais vulneráveis. “A entrega de uma cozinha comunitária é uma política social de extrema importância em tempos de tanta vulnerabilidade social no Brasil. Inaugurar essas unidades é assegurar o enfrentamento à fome em nosso Estado. O equipamento será um dos agentes de redução dos índices de insegurança alimentar e nutricional”, pontuou o secretário estadual.
As unidades fazem parte do programa estadual Tá na Mesa PE, que oferta cofinanciamento de recursos através do sistema de transferência do Fundo Estadual para os Fundos Municipais de Assistência Social. A iniciativa foi criada em 2021 como parte do Plano Retomada, planejamento estratégico construído pelo Governo do Estado para impulsionar o desenvolvimento econômico e social de Pernambuco após o período mais rigoroso de enfrentamento ao novo coronavírus. A ação visa à universalização das cozinhas comunitárias em Pernambuco, garantindo aporte financeiro para ampliação e/ou reabertura dos equipamentos em todas as cidades. Ao todo, o Governo do Estado investe mais de R$ 30 milhões no programa.