Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Governo de Pernambuco inicia audiências públicas sobre concessão de serviços da Compesa


Por: REDAÇÃO Portal

14/01/2025
    Compartilhe:

Foto: Divulgação

A partir desta quarta-feira (15), os pernambucanos podem fazer sugestões para os estudos de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Cinco audiências públicas estão marcadas, sendo a primeira no Recife. As outras quatro ocorrerão em Caruaru, no Agreste, nesta quinta-feira (16), e em Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, no Sertão, a partir da próxima semana.

Todas as sugestões apresentadas durante as audiências serão analisadas e vão fazer parte de um relatório de avaliação, que será divulgado à sociedade após a consulta pública. As contribuições podem ser enviadas por e-mail, para o endereço [email protected], ou acessando o site da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, www.srhs.pe.gov.br. O processo de escutas, que teve início no dia 11 de dezembro do ano passado, segue até 7 de fevereiro.

“Este será um momento fundamental, dentro deste período de diálogo público, em que o Governo do Estado terá a oportunidade de apresentar a proposta de modelagens de concessão, explicar os termos em que a temática está sendo abordada e sanar todas as dúvidas. Todo o processo precisa ser transparente e construído coletivamente, pra que possamos tomar a melhor decisão, que irá nos colocar mais perto de alcançar as metas de universalização dos serviços de água e esgoto no estado, como está proposto para todo o país pelo Novo Marco Legal do Saneamento”, explicou Almir Cirilo, secretário de recursos hídricos e saneamento do estado.

Além do processo, foi desenvolvido o Plano de Abastecimento de água e esgotamento sanitário previstos no Marco Legal do Saneamento Básico para as duas microrregiões, atendendo às reivindicações frequentes dos prefeitos nas reuniões das câmaras regionais.

Todos os documentos relacionados e o processo de concessão estão disponíveis para consultas e comentários em: www.srhs.pe.gov.br. O objetivo da concessão é garantir que o Estado alcance a meta estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, de universalização dos serviços de água e de esgoto até o ano de 2033.

Atualmente, Pernambuco tem uma cobertura de 87% no abastecimento de água - além de conviver com calendários de racionamento - e 34% de cobertura de esgotamento sanitário. Para garantir a universalização, é preciso um investimento superior a R$ 30 bilhões nos próximos dez anos.

“O processo de diálogo público é uma etapa importante na estruturação do saneamento, porque é o momento em que o Estado abre espaço para a sociedade civil, lideranças políticas e regionais para trazer contribuições de forma que consiga enriquecer o projeto construído ao longo dos últimos dois anos. O Estado atua de forma democrática, divulgando maciçamente essas etapas. Nossa expectativa é que, ouvindo a população, as soluções sejam as mais assertivas possíveis. Ao final do diálogo público teremos um projeto que visa atender, da forma mais completa possível, as necessidades da população pernambucana”, disse o secretário de Projetos Estratégicos, Rodrigo Ribeiro.

Segundo o modelo de concessão parcial dos serviços de água e esgoto que está sendo consultado, a Compesa continua responsável pela produção e tratamento de água. A distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto - exceto na Região Metropolitana do Recife, que já tem uma parceria público-privada para o esgotamento sanitário -, passaria a ser responsabilidade da iniciativa privada, com um investimento no valor de R$ 18,9 bilhões.

A concessão contempla, ainda, a Tarifa Social Pernambucana, que amplia a Tarifa Social hoje existente, de 70 mil residências, para 580 mil, alcançando 1,6 milhão de pernambucanos. A nova tarifa social Pernambucana dá desconto de 55% para famílias com renda per capita até ½ salário mínimo inscrita no Cadúnico/BPC e residenciais da Faixa 1 do Minha Casa Minha Vida.

SERVIÇO
Audiências Públicas sobre a concessão parcial à iniciativa privada dos serviços de saneamento em Pernambuco:
Audiências Públicas

Recife
15 de janeiro
9h
Endereço: Auditório FIEPE - Av. Cruz Cabugá, 767, Santo Amaro

Caruaru
16 de janeiro
9h
Endereço: Auditório da Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC) - Av. Cícero José Dutra, S/N, Petrópolis

Petrolina
21 de janeiro de 2025
9h
Endereço: Auditório Cineteatro da Univasf, Campus Petrolina - Av. José de Sá Maniçoba, S/N, Centro

Salgueiro
22 de janeiro de 2025
14h
Endereço: Auditório do Salgueiro Plaza Hotel - Av. Cel Veremundo Soares, 551, Nsa Sra Aparecida

Serra Talhada
31 de janeiro
9h
Endereço: Auditório da UniFIS - R. João Luiz de Melo, 2110 - Tancredo Neves

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook