Governo de Pernambuco entrega novo Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, no Recife
Foto: Janaína Pepeu/Secom
Nesta terça-feira (3), o Governo de Pernambuco inaugurou a nova pista de atletismo do Parque e Centro Esportivo Santos Dumont, que recebeu R$ 3,9 milhões em investimentos e agora atende os critérios para conseguir a certificação internacional. O espaço também passou a ter o nome Professor Warlindo Carneiro, personalidade importante no desenvolvimento do esporte no Estado, que estava presente na solenidade junto à vice-governadora Priscila Krause. Em 2024, o equipamento localizado na Zona Sul do Recife completa 50 anos,
Segundo a governadora Raquel Lyra, a gestão estadual entende que a prática esportiva tem um papel importante no desenvolvimento dos jovens por fomentar valores fundamentais para formar cidadãos.
“Já temos muitas entregas feitas no nosso Governo. Aumentamos de 700 para 1.040 o quantitativo de atletas beneficiados com o Bolsa Atleta e temos o maior programa do Brasil em andamento, a Lei de Incentivo ao Esporte. Também entregamos 200 quadras poliesportivas em escolas pernambucanas e vamos trabalhar na descentralização de mais centros de formação esportiva para poder fazer isso em todo o Estado", ressaltou.
O secretário Estadual de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, destacou a importância da aliança entre a prática esportiva com a educacional.
"Pela primeira vez, todas as escolas públicas pernambucanas receberam equipamentos esportivos de qualidade para que os alunos possam praticar esporte no ambiente escolar. Esta parceria é fundamental para o desenvolvimento dos nossos estudantes, para que no futuro sejam adultos com saúde, resiliência, foco e saibam aquilo que desejam”, destacou.
A solenidade contou com a presença de famílias da região e de representantes do setor esportivo nacional e estadual. Também participaram atletas de outras modalidades promovidas no parque, como karatê e futebol, além dos jogadores do Recife Mariners, time de futebol americano que conquistou o Campeonato Brasileiro deste ano, com apoio do Governo de Pernambuco, e que treinava no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont.
Reestruturação
As obras foram coordenadas pela Secretaria de Educação e Esportes (SEE), que instalou novos equipamentos aprovados e certificados pela World Athletics, organização máxima do atletismo mundial, garantindo, assim, o cumprimento de normas internacionais e a adequação do Centro Esportivo para competições de alto nível.
O novo espaço de atletismo conta com mais de 6.708 m² de um piso sintético em toda a parte principal, com 400 metros e oito raias, além da meia-lua, pista de salto triplo, pista de salto com vara, área do fosso para corrida com obstáculos e pista de aquecimento. Também passa a ter um novo sistema de revestimento do tipo sandwich, com três camadas de borracha e resina, essenciais para a qualidade, impermeabilização e durabilidade da pista.